Festa do Avante começa hoje no Seixal

Começa o festival mais português do Verão

Mais que um evento político, a Festa do Avante, organizada pelo PCP, continua a ser um festival de cultura, no qual têm espaço várias expressões artísticas, com destaque para a música. A edição deste ano, que arranca hoje, às 19 horas, na Quinta da Atalaia, Seixal, aposta no ecletismo de géneros (do fado ao rock, passando pelo jazz ou pelo clássico) e na mistura de novos e consagrados nomes da música nacional, como os Nu Soul Family, Sérgio Godinho, Expensive Soul, Os Eléctricos (sábado), UHF, Gisela João, Deolinda, Cristina Branco, Xutos & Pontapés e António Zambujo (domingo).

Festa do Avante arranca esta tarde no Seixal 

Ruben de Carvalho, militante do PCP responsável pela programação artística, lembra que o Avante é o evento que dá "mais destaque aos artistas nacionais", assegurando "um programa de grande qualidade", o que prova que "a música portuguesa está bem e recomenda-se".
A 37ª edição da Festa que, apesar da crise, "não apresentou dificuldades de maior" para ser organizada, contará, como já é habitual, com mostras de teatro, cinema, desporto, gastronomia e artesanato, que pretendem atrair um público "diversificado do ponto de vista etário, social e cultural", conta Ruben de Carvalho.
“A Festa do Avante é um grande evento que se impôs no nosso país. Costumamos dizer que é o maior evento político-cultural que se realiza em Portugal. Pensamos que continuará a ter, pela capacidade de atracção que tem e o programa que apresentamos, com um elevadíssimo nível de qualidade e de diversidade, todas as condições e será certamente um grande êxito, uma iniciativa que marca este arranque para um novo ano político”, disse o membro do secretariado do Comité Central comunista Alexandre Araújo, em conferência de imprensa no local da festa.

Homenagens no Avante
Ao longo do fim-de-semana vão decorrer diversas iniciativas de homenagem ao histórico secretário-geral comunista Álvaro Cunhal, em ano de centenário do seu nascimento, podendo os militantes e visitantes do recinto aceder à exposição sobre a sua vida e obras, que já esteve patente no Terreiro do Paço.
O encenador Joaquim Benite e o escritor Urbano Tavares Rodrigues, falecidos este ano, também irão ser homenageados pelos comunistas.

Vamos falar de política...
Política vai ser uma constante até domingo na Quinta da Atalaia 
O aquecimento comunista para as eleições autárquicas começa esta sexta, no Seixal, no primeiro de três dias da 37ª edição da Festa do "Avante!", com o discurso de abertura do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa. 
O líder comunista vai ter a palavra pelas 19 horas seguindo-se um concerto sinfónico e outras actuações, na véspera de subirem aos diversos palcos Sérgio Godinho, a brasileira Maíra Freitas, Primitive Reason ou Expensive Soul. 
No sábado, pelas 16h15, Jerónimo de Sousa tem marcado um encontro com a comunicação social para apresentar e divulgar o conjunto das candidaturas da CDU às eleições autárquicas de 2013. 
No domingo, a partir das 15h00, o líder parlamentar e candidato ao município de Loures, Bernardino Soares, participa num debate sobre a CDU e o deputado Bruno Dias numa mesa-redonda sobre “funções sociais do Estado e serviços públicos”. 
Após quase três dezenas de debates, apresentações de livros, exibições desportivas e de música popular tradicional, Jerónimo de Sousa volta a discursar, ao final da tarde. 
O último dia do evento vai contar ainda com a participação das bandas Xutos & Pontapés e Deolinda e das vozes de Gisela João, Cristina Branco e António Zambujo, entre outros.
O preço do bilhete para os três dias, varia entre os 21 euros (pré-venda) e os 32 euros (no local).
Consulte o programa completo AQUI

Agência de Notícias 

Comentários