“As casas da Câmara de Grândola” em exposição

Exposição patente ao público nos Antigos Paços do Concelho

O Município de Grândola inaugurou no passado sábado, nos antigos Paços do Concelho, na Praça D. Jorge, a exposição “As Casas da Câmara de Grândola” que, através de uma mostra documental e de um conjunto de peças representativas da autonomia municipal do povo grandolense, dá a conhecer os edifícios onde, desde 1544, estiveram instalados os Paços do Concelho e as cadeias.

Exposição ficará parente até final deste ano em Grândola 

No decorrer da inauguração da Exposição foi também apresentado o site do Arquivo Municipal de Grândola http://arquivo.cm-grandola.pt, que disponibiliza aos investigadores e ao público em geral a consulta de um vasto acervo do património histórico-documental do Concelho de Grândola. Para além da consulta de documentos e catálogos relativos aos fundos, importa destacar o acesso ao arquivo fotográfico da Coleção Martins e Máximo, datado do período compreendido entre as décadas de 1910 e 1950. Esta coleção, integrada no valioso património local, dá testemunho e preserva a memória visual da vila e do Concelho de Grândola, da época, dos espaços, dos acontecimentos e dos usos e costumes locais.
O edifício dos Antigos Paços do Concelho – construído na primeira metade do Século XVIII – não sendo um edifício monumental, constitui um dos mais antigos e emblemáticos exemplares do património construído do concelho de Grândola, pelo seu valor histórico e patrimonial. Este facto justificou a decisão do Município de procurar, pela via do diálogo e através de consenso, a devolução do edifício à população do Concelho.
Após um longo processo, o edifício foi finalmente devolvido ao Município no final de 2012 e desde logo, por ser insustentável a manutenção da imagem degradada e o seu elevado impacto visual no contexto do centro tradicional de Grândola, o Município deu início à realização de obras de limpeza, conservação e restauro, no sentido de devolver a dignidade ao imóvel e à Praça D. Jorge.

Património edificado mais perto da população
Património edificado mais próximo da população 
Entretanto, está já a ser executado o projeto de requalificação e adaptação para que este edifício municipal passe a constituir um equipamento cultural de divulgação da história e do património de Grândola, sendo o primeiro piso adaptado à instalação de um Centro de Interpretação do Património Natural e Cultural do Concelho e o segundo terá a dupla função de Salão Nobre e Núcleo Museológico da Municipalidade.
A abertura ao público dos antigos Paços do Concelho com a Exposição “ As Casas da Câmara de Grândola” também se reveste de um significado simbólico de devolução à população de um dos mais importantes testemunhos da história e do património edificado do concelho.
A Exposição vai estar patente ao público até ao final de 2013 e pode ser visitada de segunda a sexta- feira das 14 às 17 horas.
As visitas para grupos devem ser efetuadas por marcação: 269 450 039
A Exposição tem entrada livre


Agência de Notícias 

Comentários