Alcochete apresenta Plano Municipal Sénior

Semana Sénior do concelho marcado por apresentação do plano sénior   

No próximo dia 1 de Outubro, a Câmara de Alcochete inicia as comemorações da Semana Sénior, às 15 horas, no Fórum Cultural da vila, com a apresentação do Plano Municipal Sénior de Alcochete. 
Alcochete lança Plano Municipal Sénior em Outubro 

A política municipal que tem vindo a ser desenvolvida para a população sénior assenta em estratégias que estimulam o envelhecimento activo, através da dinamização de iniciativas que respeitam as capacidades psico-motoras desta faixa etária.
Todavia, diz fonte da autarquia, “a realização das acções é pouco sustentada no conhecimento real de quais as necessidades e as expectativas deste segmento da população”. Para colmatar esta falta de conhecimento prático, o executivo municipal avança para este Plano Municipal, tendo como base uma metodologia participativa. Ou seja, na elaboração deste documento de apoio estiveram envolvidos 150 seniores, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 57 e os 90 anos e residentes nas zonas rural e urbana.
Assim, com o Plano Municipal Sénior, “a Autarquia procura criar acções e projectos que fomentem o bem-estar da população sénior e a criação de condições de saúde, participação e segurança que promovam o bem-estar dos munícipes ao longo de todo o processo de envelhecimento”, diz fonte do gabinete de Luís Franco, presidente da Câmara local.
Alcochete lança Semana Sénior
No dia 1 de Outubro será apresentado o resultado do estudo referente aos indicadores de bem-estar da população sénior, bem como o plano de actividades para 2014, resultante da concertação entre as entidades públicas e privadas do Concelho e do processo de identificação das principais necessidades por parte dos destinatários.
A apresentação do Plano Municipal Sénior será ainda acompanhada de animação e de uma exposição dos trabalhos resultantes dos ateliês de artes manuais.
As comemorações da Semana Sénior vão, no dia 2 de Outubro, prosseguir na Junta de Freguesia de Alcochete com a elaboração do perfil de saúde através da realização de um conjunto de rastreios gratuitos que permitem aos utentes fazer um diagnóstico à sua saúde.
No sábado, 5 de Outubro, a partir das 15 horas, no edifício dos Bombeiros Voluntários de Alcochete, decorre um baile convívio comemorativo do Dia Internacional do Idoso, cuja animação está a cargo da artista Gisela Duarte.
Para participar nos rastreios ou no baile convívio, os interessados devem inscrever-se nas Associações de Reformados de Alcochete ou de Samouco, na Junta de Freguesia de São Francisco ou no Sector de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, através dos contactos 212 348 646 ou dedss.sds@cm-alcochete.pt.

Agência de Notícias

Comentários