Alcácer do Sal promove turismo local

Um dia na Carrasqueira e observação de aves marcam final de Setembro

Promover a Carrasqueira, os seus recursos endógenos e as gentes que aí vivem e trabalham é o objetivo da próxima iniciativa do programa turístico do Município, “Alcácer dos 5 Sentidos”, que se realiza a 21 de Setembro. Uma semana depois, os amantes e curiosos do birdwatching vão ter à sua disposição um workshop de iniciação à observação de aves. Trata-se de um evento que surge integrado no programa turístico do Município de Alcácer do Sal em parceria com a Birds & Nature.

Alcácer do Sal promove visita à aldeia da Carrasqueira, no Sado 

Intitulado “Um dia na Carrasqueira”, o passeio temático tem o ponto de encontro na margem sul, em frente à cidade de Alcácer do Sal, às 8h30. Daí, segue-se para a aldeia onde se irá mostrar a azáfama do dia-a-dia das gentes da Carrasqueira, que retiram o seu sustento do rio e da terra: do rio, e a partir do engenhoso cais palafítico, trazem-nos o famoso choco, as saborosas amêijoas e as afamadas ostras; da terra sai a deliciosa batata-doce. Esta é uma excelente oportunidade de se conhecer de mais perto uma comunidade cheia de saberes e tradições.
Os interessados em participar nesta iniciativa podem inscrever-se até hoje, dia 18 de Setembro, no Posto de Turismo de Alcácer do Sal através do telefone 265 247 013, fax 265 247 012, telemóvel 913 581 879 ou do e-mail postoturismoalcacer@gmail.com.
O número mínimo de participantes para a realização da atividade é de oito e o máximo são 25 pessoas, sendo que os adultos pagam cinco euros e as crianças até 12 anos pagam três euros.

Workshop de observação de aves
Observação de aves é possível no dia 28 de Setembro 
Os amantes e curiosos do birdwatching vão ter à sua disposição um workshop de iniciação à observação de aves no próximo dia 28 de Setembro. Trata-se de um evento que surge integrado no programa turístico do Município, “Alcácer dos 5 Sentidos”, em parceria com a Birds & Nature.
Com início pelas 8h30, a atividade começa por uma parte teórica, a ter lugar na Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal, sob as direções do formador João Jara. Aqui vão ser discutidos aspetos gerais sobre locais e períodos favoráveis à observação, fenologia das espécies, migrações, topografia de uma ave, plumagem e padrões de muda, entre outros tópicos. Os conhecimentos adquiridos vão ser depois colocados em prática numa deslocação à Reserva Natural do Estuário do Sado, onde se poderão observar as aves no seu habitat natural.
Os interessados em participar podem inscrever-se até quarta-feira, dia 25 de Setembro, no Posto de Turismo de Alcácer do Sal através do telefone 265 247 013, fax 265 247 012, telemóvel 913 581 879 ou ainda pelo e-mail postoturismoalcacer@gmail.com.
O número mínimo de participantes para a realização da atividade é de seis e o máximo são 20 pessoas, sendo que o custo do workshop é de dez euros.

Outras iniciativas já agendadas
Ainda no âmbito do programa “Alcácer dos 5 Sentidos”, um passeio temático dedicado à ceifa do arroz, outro produto emblemático do concelho, é a proposta para o dia 12 de Outubro. Já a 9 de Novembro decorre a II Caminhada do Magusto, com passagem pela freguesia de S. Martinho, com destaque para o lugar da Santa Serrinha, onde foi edificado um conjunto habitacional de apoio a um hospício e retiro de monges (séc.XVIII/XIX). O ano termina com a II Mostra de Doçaria Tradicional de Natal, aliada à Feira do Livro de Alcácer do Sal. Um momento único para comprar os últimos presentes de Natal e produtos para adoçar a boca à família.
A acompanhar o programa está a mostra gastronómica “Sabores de Alcácer”, que inclui pratos temáticos que remetem para a época do ano e mostram uma riqueza gastronómica de influências costeiras e raízes alentejanas. Toda a informação, ementas dos restaurantes e fichas de inscrição nas atividades estão no site da iniciativa que pode ser acedido a partir de www.cm-alcacerdosal.pt.


Agência de Notícias 

Comentários