Sudoeste começa hoje na Zambujeira do Mar

Nove mil já acampam na Zambujeira

O festival Sudoeste regressa hoje à Zambujeira do Mar, com as estreias do norte-americano Cee Lo Green e do sueco Avicii, com Snoop Lion e Janelle Monáe e também os portugueses Orelha Negra, que actuam no último dia. O festival decorre até domingo.

Organização espera milhares de jovens até domingo 

Apesar de a maior enchente começar a sentir-se hoje, já mais de nove mil pessoas estão acampadas na Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar, a postos para a 17ª edição do Festival Sudoeste, que este ano ganhou o novo patrocínio do Meo, que decorre até domingo. "Mudámos de nome e imagem, mas estamos com o mesmo espírito. Há muita gente que já integrou o festival nas suas férias e que vêm para viver tudo", contou a promotora Jwana Godinho, da Música no Coração.
O festival Meo Sudoeste vai decorrer até 11 de Agosto, na Herdade da Casa Branca - recinto próximo da Zambujeira do Mar - e o primeiro dia, considerado de recepção ao campista, faz-se esta quarta-feira, com a estreia em palcos portugueses do DJ sueco Avicii.
O músico, de 23 anos, tem estado nos tops britânicos com "Wake me up", com a participação de Aloe Blacc, tema que fará parte de um álbum, a editar em Setembro.

O melhor cartaz
O cartaz deste ano do Sudoeste é marcado por sonoridades mais viradas para a electrónica, com a participação, por exemplo, de Pitbull, Fatboy Slim, Calvin Harris, Pete Tha Zouk e os portugueses DJ Vibe e Branko (Buraka Som Sistema).
O reggae tem sempre uma participação mais alargada neste festival - com um palco exclusivo para aquele género -, mas no palco maior estarão os norte-americanos Soja, os brasileiros Natiruts e o português Richie Campbell.
A novidade neste campo é o regresso ao Sudoeste, no dia 11, do rapper norte-americano Snoop Dogg, que mudou a identidade para Snoop Lion depois de ter feito uma viagem à Jamaica e mergulhado na cultura rastafari, viagem que resultou num documentário e num álbum intitulado "Reincarnated".
A cantora norte-americana Janelle Monáe, de influência soul, já atuou várias vezes para os portugueses, desde que lançou em 2010 o álbum de estreia, "The ArchAndroid", mas o concerto no Sudoeste, no dia  9, acontecerá um mês antes de editar um novo disco, intitulado "The Electric Lady".
De acordo com a imprensa especializada, o álbum terá a participação de Prince, Miguel e Erykah Badu.
O festival registou ainda o cancelamento da cantora norte-americana Solange, sendo substituída pelo angolano Anselmo Ralph.
Do cartaz destaca-se ainda a presença, em estreia, do premiado músico e produtor norte-americano Cee Lo Green, que encetou uma carreira a solo, depois de ter integrado a dupla Gnarls Barkley, ao lado de Danger Mouse.

Dos Orelha Negra a Orlando Santos
Além da música, a praia e o campismo atraem milhares à Zambujeira
Tem quatro álbuns em nome próprio, mas no Sudoeste é possível que todos reconheçam mais o tema "Fuck you" e ainda "Crazy", este feito com Danger Mouse.
A investida portuguesa no festival conta com mais de uma dezena de nomes, mas uma das actuações do Sudoeste poderá acontecer no último dia, com os Orelha Negra.
O grupo, que já atuou no festival com a presença do artista visual Vhils, preparou um concerto que incluirá a West European Sympnony Orchestra, Mónica Ferraz, Carlos Nobre, Valete, Regula, Adamastor e Orlando Santos, músico do distrito de Setúbal (Pinhal Novo).
Dos Orelha Negra, grupo instrumental que mergulha no património da soul, do funk ou do hip hop, fazem parte Sam The Kid, Francisco Rebelo, João Gomes, Fred Ferreira e DJ Cruzfader.
Além dos portugueses já citados, no Sudoeste estarão ainda os Expensive Soul, prestes a editar novo álbum, Tiago Bettencourt, Long Way to Alaska, Frankie Chavez, Ana Free, Salto e, a fechar o último dia, DJ Ride.
Apesar de a organização considerar que quarta-feira é o dia de recepção dos festivaleiros, o parque de campismo está aberto desde sábado passado, a quem tivesse comprado passe para todo o festival.
O campismo, cujas infra-estruturas têm sido melhoradas ao longo destes 17 anos, dá acesso a um canal, vigiado por nadadores-salvadores certificados. A organização garante ainda transportes entre o recinto e a praia da Zambujeira do Mar.


Agência de Notícias

Comentários