Escapadinha de fim de Semana: Setúbal

Galapos, uma praia que é um paraíso

Protegida pela imponente Serra da Arrábida, a Praia de Galápos, em Setúbal, é um pequeno refúgio natural onde pode passar um belo dia de praia, mergulhar ou fazer caça submarina. Um sitio de eleição para uma escapadinha de verão: águas transparentes, a imponente Serra da Arrábida a abrigar o areal branco e fino e o mar calmo fazem desta uma praia a não perder!

Galápos, uma das melhores praias da cidade de Setúbal 
As águas cristalinas, a areia finíssima e branca e o enquadramento - a praia é abraçada pela Serra da Arrábida, o que a torna especialmente abrigada - fazem deste um local único para desfrutar num dia de sol.
O mar é calmo, tranquilidade que o torna ideal para nadar. Mas nestas águas cristalinas pode também observar facilmente o fundo do mar. As duas caraterísticas combinadas fazem desta praia vigiada um local ideal para mergulho e caça submarina.
Não ficará indiferente à beleza da paisagem envolvente, com a magia da Serra da Arrábida a debruçar-se sobre o mar, ali entre os Galapinhos e a Figueirinha duas outras praias de referência na zona.
Para aqui chegar pode optar por percorrer a estreia e sinuosa estrada que atravessa a Serra. Apesar do caminho sinuoso, a paisagem é de cortar a respiração e vale, por isso, o esforço. A Arrábida é um local a explorar sem pressas, onde coexiste uma elevadíssima biodiversidade com milhares de diferentes espécies de fauna e flora terrenas e marinhas.
Se prefere outro tipo de atividades, saiba que ali a dois passos, a SAL - Sistemas de Ar Livre - organiza percursos pedestres para descobrir as maravilhas naturais desta serra, não esquecendo as suas idílicas praias.
Galápos corre para os braços da Arrábida 
Entre o Portinho e o Convento da Arrábida, fique a conhecer as ruínas romanas do Creiro, a Pedra da Anicha, uma descrição geológica da formação da Arrábida, a história e funcionamento do Parque Natural da Arrábida, o forte de Santa Maria da Arrábida, Sebastião da Gama, pilotos da barra, Lapa Gruta de Santa Margarida - aspetos geológicos e históricos, o bosque mediterrânico da Arrábida, e o Convento da Arrábida - seus locais e histórias. O passeio fica por € 13 por pessoa.
Outra forma muito interessante de conhecer a beleza das praias da Arrábida e os vinhos da região é através das Wine Sunset Party no Estuário do Sado.
Se ainda tiver tempo, não deixe de visitar a Vila de Azeitão, ali a dois passos e aproveite para degustar alguns dos seus ex-libris gastronómicos, como as tortas, o queijo ou o moscatel de Azeitão. Neste local pode ainda visitar a Quinta da Bacalhoa, o Museu Sebastião da Gama e as caves de José Maria da Fonseca e da JP Vinhos.

Guia Praia de Galápos
Onde Comer:
Onda Galápos Bar (Galápos)
Mesmo em cima da areia, o Onda Galápos Bar é o local ideal para quem não quer sair da praia para almoçar uma refeição ligeira. É  um local para desfrutar sem pressas, aliás, como o resto desta deliciosa praia.
Restaurante O João (Galápos)
Restaurante O Farol (Portinho da Arrábida)

Onde dormir:
Hotel Club d’Azeitão Nature & Golf
Implantado numa enorme quinta no sopé da serra da Arrábida, o Hotel Club d’Azeitão Nature & Golf, charmoso e elegante concilia as vertentes de natureza, turismo e negócios. Mantendo a traça original, o edifício  oferece uma decoração clássica, recheada de azulejos e painéis. Os quartos são amplos e bem equipados. Além de ir à praia, pode experimentar o campo de ténis, dar umas braçadas na piscina ou jogar uma partida de golfe.
Montado Hotel & Golf Resort (Algeruz, Palmela)


E Mais!
Praia do Guincho: Urbana e selvagem
Saiba tudo sobre as Praias de Portugal com os Guias de Praias VISÃO 

Agência de Notícias


Comentários