Aurea encerrou Festas do Barreiro 2013

 Festa atraiu milhares de pessoas à cidade do Barreiro

As Festas do Barreiro 2013 chegaram ao fim. No último fim-de-semana milhares de pessoas visitaram o recinto das Festas, nos seus vários espaços e palcos. O ponto alto de dez dias de muita animação e convívio popular teve lugar no domingo, 18 de Agosto, com a atuação de Aurea, no Palco das Marés.

Aurea agarrou o público das Festas do Barreiro 

Ao Barreiro, Aurea veio apresentar o seu novo álbum ‘Soul Notes’, com o qual dá início a uma outra etapa do seu percurso artístico. Alma e coração fizeram parte deste seu novo espetáculo pautado pela entrega da artista ao público que muito a aplaudiu. Recorde-se que a cantora natural de Santiago do Cacém, iniciou a sua carreira há mais de dois anos com a edição de um álbum de estreia que, rapidamente, atingiu a marca de dupla platina.
Vivências e emoções estiveram ‘em cima do palco’ num espetáculo seguido de fogo-de-artifício que encerrou este domingo das Festas do Barreiro.  
O último fim-de-semana ficou, igualmente, marcado pela realização de inúmeras atividades desportivas integradas na programação das Festas.
Um Torneio de Futsal, no Polidesportivo da Avenida Bento Gonçalves (dias 17 e 18), um Campeonato de Skate (17 Agosto), na rampa existente nesta mesma Avenida e um Concurso de Pesca Desportiva (18 agosto), que também decorreu ao longo do Passeio Ribeirinho Augusto Cabrita (na Av. Bento Gonçalves), foram iniciativas que envolveram centenas de participantes. Refira-se, ainda, a realização do Passeio de BTT das Festas (18 agosto), numa organização da A.C. Fidalbyke.  

Polvo à Galega conquista júri
A Tasca da Galega ganha concurso de gastronomia ribeirinha 
A Entrega de Prémios da 15ª edição do Concurso de Gastronomia Ribeirinha, uma iniciativa que decorreu entre 1 e 14 de Agosto, inserida na programação das Festas do Barreiro 2013, teve lugar na passada sexta-feira no recinto da MEI – Mostra Empresarial e Institucional. Nesta edição, o restaurante ‘A Tasca da Galega’ com “Polvo à Galega” conquistou o primeiro lugar. Em segundo ficou a cervejaria ‘Dez Reis’ com o prato “Filetes de Robalo com Migas de Polvo e Molho Dez Reis” e o terceiro lugar foi ocupado pelo restaurante petisqueira ‘A Cantina’ que teve a concurso o prato “Muqueca de Peixe com Camarão”. Premiado foi, ainda, o restaurante ‘SushiLove’ com o Prémio Turismo. A concurso, recorde-se, esteve o prato “Sushi To Sashimi Tejo”.
Nesta 15ª edição, o Júri foi composto pelos chefes Celso Dias e Maria Isabel Gordo, bem como pela representante da Entidade Regional de Turismo, Clara Pereira e pelo técnico do Gabinete de Turismo da Câmara Municipal do Barreiro, Bruno Pimenta.
Segundo disse Bruno Pimenta, "os onze participantes desta edição têm muita qualidade. Desejo que a mesma se mantenha mas que aumente, para o ano, o número de participações".
Em breves palavras, Clara Pereira agradeceu a toda a equipa que dá 'corpo' a esta iniciativa e salientou a longevidade da mesma, "são já 15 anos de vida", disse, acrescentando que o papel do júri não é fácil. "Apesar de serem momentos de animação e convívio, também são momentos profissionais complicados quando temos de qualificar e valorizar a gastronomia desta região”.
Na qualidade de representante do Turismo, Clara Pereira afirmou que a gastronomia é um produto turístico por excelência e, nesse sentido, todos os participantes “contribuem para a dinamização do turismo nesta região”.

Tejo e Coina como potencialidades
Exposições atraíram muita gente ao recinto da Festa do Barreiro 

Carlos Humberto, Presidente da Câmara do Barreiro, salientou o facto de uma das potencialidades do Concelho serem os rios Tejo e Coina. "É preciso voltarmo-nos para eles, numa perspetiva integrada, eficaz e eficiente, designadamente para promovermos a nossa gastronomia que é um dos pilares do desenvolvimento estratégico do Concelho do Barreiro", disse.
O 15º Concurso de Gastronomia Ribeirinha foi uma organização da autarquia local e contou com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.

11 associações a trabalhar em conjunto
E assim chegaram ao fim as Festas do Barreiro 2013, uma organização da Comissão de Festas que, este ano, integrou a participação de 11 entidades, a saber: o Município do Barreiro; a Junta de Freguesia do Barreiro; a Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”; o Moto Clube do Barreiro; a Associação de Mulheres com Patologia Mamária; o Jardim de Infância D. Pedro V; a Banda Municipal do Barreiro; o Grupo de Dadores de Sangue do Concelho do Barreiro; Memória Colorida – Associação de Amigos da Colónia de Férias da CUF; o Grupo Desportivo 1º de Maio e a Gasoline – Associação Cultural e Desportiva. 


Agência de Notícias 

Comentários