Alcochete viveu e ofereceu dias de grande animação

Organização critica a falta de apoio do comércio local para a Festa

Alcochete viveu dias de grande animação por ocasião das Festa do Barrete Verde e das Salinas, que se realizaram entre os dias 9 e 15 de Agosto, naquela que é uma das tradições mais vivas e que atrai mais pessoas à Vila ribeirinha de Alcochete. 



A vila de Alcochete recebeu milhares de pessoas nas Festas anuais

Milhares de pessoas visitaram Alcochete nestes dias e participaram activamente nesta manifestação colectiva de exaltação da festa brava e identidade e cultura locais, que anualmente distingue três figuras, que são alicerces destes festejos: o campino, o forcado e o salineiro.
Este ano, o Aposento do Barrete Verde distinguiu o campino, Joaquim Carlos Santos, o forcado, António de Oliveira Cruz e o salineiro, Claudino Saturnino, numa cerimónia que decorreu, a 12 de Agosto, no Largo de São João, onde também decorreu o concerto da Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898.
O “Dia do Alcochetano” também ficou marcado pelo almoço convívio que se realizou na Rua José André dos Santos e Av. 5 de Outubro, pela demonstração da arte de pegar touros, protagonizada pelos grupos de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde e Forcados Amadores de Alcochete e pelo Cortejo dos Bombeiros Voluntários de Alcochete.
Destaque-se também no capítulo das homenagens a que decorreu no dia da abertura das festas ao cavaleiro tauromáquico Engenheiro José Samuel Lupi, pelos seus 50 anos de alternativa.
Noite grande foi vivida no sábado, 10, com a tradicional Noite da Sardinha Assada, que como é habitual terminou já na madrugada de dia 11, após momentos de grande convívio em torno dos fogareiros e depois com a arruada pela Charanga de Alcochete.

Balanço positivo 

Todavia, durante estes dias de festa existiram outros motivos de interesse que convidavam a uma visita a Alcochete, caso da Procissão por Terra e por Mar em honra de Nossa Senhora da Vida, da Noite de Fados, das actuações de José Malhoa e do grupo Chave de Ouro, além da animação musical que foi constante em diferentes largos da Vila, sem contar com as tradicionais entradas e largadas de touros.
Para o Presidente da Direção do Aposento do Barrete Verde as Festas correram bem, existindo algumas situações que tiveram de ser corrigidas, mas regra geral o balanço é muito positivo.
“Deu muito trabalho, tivemos de fazer uma grande ginástica a nível financeiro, tivemos de correr muito atrás daquilo que era nossa intenção, mas tudo correu bem. Temos conhecimento de algumas coisas que correram menos bem, que vamos tentar emendar para o ano e tentar fazer senão igual, pelo menos um pouco melhor”, referiu Artur Organista.
“Penso que a mascote foi muito bem aceite pelo público, principalmente pelo público alvo, que era o público infantil, a Noite da Sardinhada e a Noite de Fados também correram muito bem, e a Procissão foi um grande momento, onde há muito tempo não se via tanta afluência de público. Penso que de um modo geral tudo correu bem”, acrescentou o Presidente da Direcção do Aposento.

Repensar os espectáculos da Festa 
Aposento do Barrete Verde comemorou aniversário, a 20 de Agosto
“Em relação aos espectáculos musicais penso que foram do agrado das pessoas, mas não sei se para o ano haverá tanta animação (musical), visto que o próprio comércio local faz a sua própria animação e possivelmente não compensa assegurar tantas actuações e suportar tantos custos”, sublinhou Artur Organista.
Mas a festa continuou ontem em Alcochete, com o Aniversário do Aposento do Barrete Verde, com a realização de uma largada de novilho, convívio popular e muita animação musical. Um convívio popular onde não faltou o pão, o vinho e as fêveras e o bolo de aniversário, numa festa muito especial para o Aposento do Barrete Verde.

Agência de Notícias 

Comentários