Fundação Montepio ajuda IPSS em Setúbal

Contribuintes doam 459 mil euros para ajudar “frota solidária”

Mais de duas dezenas de viaturas adaptadas a pessoas com necessidades especiais foram entregues na sexta-feira em Setúbal, pela Fundação Montepio, a instituições particulares de solidariedade social. A cerimónia, organizada com o apoio da Câmara de Setúbal e que encheu por completo o Salão Nobre dos Paços do Concelho, consistiu na entrega das chaves de 21 veículos especiais aos representantes de outras tantas instituições de vários pontos do País.

Fundação Montepio distribuiu 21 veículos a Instituições do país 

A ação é o resultado do projeto “Frota Solidária”, desenvolvido pela Fundação Montepio, que, através das consignações fiscais de 0,5 por cento do IRS, reuniu 459 mil euros de doações de contribuintes ao abrigo da Lei da Liberdade Religiosa.
“Esta ‘Frota Solidária’ é, acima de tudo, mais uma demonstração da sensibilidade social inscrita nas bases constitutivas desta grande instituição mutualista que é o Montepio e de todos os que a apoiam”, sublinhou, durante a cerimónia, a presidente da Câmara, Maria das Dores Meira.
A autarca salientou que o contributo dos cidadãos feito através da consignação fiscal é “uma pequena mas importante parte que, afinal, se converte numa enorme mais-valia para estas organizações que apoiam a população mais vulnerável; instituições que constituem uma rede fundamental de apoio social que se substitui, em muitos casos, ao próprio Estado”.
Para Maria das Dores Meira, a ação orientada para apoiar os mais desfavorecidos, “que, nos dias que correm, são cada vez mais e com tendência para aumentar”, representa uma forma relevante “para se manter viva a mais importante rede de solidariedade que existe no País”.
Interpretando os veículos oferecidos como “um símbolo da solidariedade dos cidadãos num Estado que enfraquece de dia para dia em resultado de políticas ultrapassadas”, a autarca enfatizou ainda que se deve impedir “que o assistencialismo resultante da caridade se converta na única e exclusiva política social”.

“Satisfazer necessidades das instituições”
Presidente da Câmara de Setúbal apadrinhou iniciativa  
O presidente do conselho de administração da Fundação Montepio, António Tomás Correia, sublinhou a utilidade dos veículos entregues, capazes de “satisfazer necessidades muito importante destas instituições”.
O presidente da fundação recordou que, com as viaturas agora oferecidas, o projeto “Frota Solidária” ultrapassa a centena de veículos entregues a instituições particulares de solidariedade social (IPSS) desde que foi criado em 2008.
António Tomás Correia, que agradeceu o acolhimento de Setúbal, “uma cidade que é bonita e que está muito bem organizada”, frisou a importância do trabalho em parceria entre as diferentes instituições de cariz social, reforçando que “há um campo muito vasto na economia social e solidária para o desenvolvimento do trabalho em rede”.
O responsável pela Fundação Montepio salientou, igualmente, os objetivos do projeto e da própria entidade a que preside. “Somos uma instituição de pessoas e para pessoas e nunca nos esquecemos disso”, concluiu.

Doações via IRS
As 21 IPSS abrangidas pelo projeto este ano contemplam instituições de norte a sul de Portugal, incluindo uma do concelho de Setúbal, o Centro Social Paroquial de São Sebastião.
No final das intervenções realizadas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os veículos foram entregues às respetivas entidades na Praça de Bocage.
Os cidadãos interessados em contribuir para o projeto “Frota Solidária” podem fazê-lo todos os anos através da declaração do IRS, indicando o número de identificação de pessoa coletiva da Fundação Montepio (NIPC 503 802 808) no Quadro 9 do Anexo H.

Agência de Notícias

Comentários