Seixal em festa a partir de hoje até 30 de Junho

São Pedro festejado até 30 de Junho 
As Festas Populares de S. Pedro, no Seixal, começam hoje e decorrem até ao dia 30 de Junho, apresentam um programa marcado pelas tradições dos santos populares e pela animação dos espaços públicos da freguesia. Os concertos de Anjos, Anti-Clockwise e bandas do concelho, as marchas e bailes populares e as atuações de diversos grupos folclóricos são os momentos altos das festividades deste ano da vila. 

Seixal está a partir desta noite em festa. Celebra-se S. Pedro 

Os “manos” Sérgio e Nelson Rosado – os Anjos – sobem ao palco na noite de São Pedro, 28 de Junho, na vila onde cresceram. Trata-se do maior espectáculo das Festas de São Pedro, no Seixal. A tradição abre portas esta noite com um desfile das marchas populares na Rua Paiva Coelho e pelo Largo da igreja.
As festas da vila são, como sempre, marcadas pelas tradições dos Santos Populares e pela animação constante dos espaços da freguesia.
Anjos e Anti-Clockwise são os momentos altos a nível da programação musical das festas mas há muito mais para ver: nas ruas, a animação é constante, com espetáculos circenses, teatro, pinturas faciais e algumas curiosidades, como a presença do recordista mundial de estátua viva. Ainda há bailes populares, marchas e diversos ranchos folclóricos que prometem animar quem é da terra e quem visitar o Seixal por estes dias de Festa. Outro dos momentos altos da Festa é a procissão em honra a São Pedro que decorre às 18 horas de sábado, dia de São Pedro.

Marchas Populares hoje na rua 
Nesta quarta-feira, às 21 horas, a Rua Paiva Coelho, recebe as Marchas Populares, um projeto do Plano Educativo Municipal que, há 16 anos, anima o final de cada ano letivo.
A iniciativa integrada nas Festas Populares de S. Pedro representa uma manifestação da animação e inspiração dos alunos das escolas básicas, na qual também participam as famílias, os professores e os funcionários dos estabelecimentos de ensino.
Dinamizadas pela Câmara do Seixal, juntas de freguesia e escolas da rede pública e associações de pais e encarregados de educação, pretendem comemorar a tradição dos santos populares, envolvendo a comunidade escolar e a própria população.
Vestidos de acordo com a temática da sua marcha vão desfilar os alunos do Jardim de Infância de Santa Marta de Corroios, Escola Básica da Quinta dos Franceses, Escola Básica da Quinta de S. João, Escola Básica da Quinta da Courela, Escola Básica de Aldeia de Paio Pires, Escola Básica do Miratejo, Escola Básica da Quinta das Inglesinhas, Escola Básica Quinta do Campo e professoras, educadoras e funcionárias da Escola Básica do Miratejo. 
As marchas podem ser vistas na rua Paiva Coelho às 22 horas e uma hora depois atuam no palco principal das Festas, no Largo 1º de Maio.
Conheça o programa completo das Festas Populares de S. Pedro, no Seixal.

Agência de Notícias 

Comentários