Morreu forcado esfaqueado em Alcácer do Sal

José Maria Cortes de 29 anos não resistiu aos ferimentos

Morreu hoje um dos feridos dos desacatos da madrugada de domingo numa feira em Alcácer do Sal. O forcado de Montemor-o-Novo José Maria Cortes tinha 29 anos. O jovem terá sido esfaqueado junto ao coração e, mesmo sendo operado em Santiago do Cacém, não resistiu aos ferimentos. Morreu nesta quinta-feira no hospital de Santa Maria, em Lisboa.  


José Maria Cortes foi esfaqueado em briga em Alcácer do Sal 

O forcado de Montemor-o-Novo foi esfaqueado no coração, durante a rixa que envolveu mais de 60 pessoas, na madrugada de domingo, durante a feira de Alcácer do Sal. 
José Maria Cortes, de 29 anos, encontrava-se internado desde segunda-feira no Hospital de Santa Maria, assim como outro indivíduo que ficou ferido com gravidade nos confrontos.
A informação foi avançada pelo site Naturales, dedicado a informação tauromáquica.
O site informa que o forcado de Montemor tinha ferimentos de arma branca em órgãos vitais e foi vítima de “duas paragens cardio-respiratórias” durante uma cirurgia.
“Zé Maria foi vítima de uma liberdade e de uma falta de carácter de que padece o nosso País, onde andar-se com armas no bolso parece ser coisa normal e se usam para resolver tudo sem qualquer peso das consequências”, lê-se no site.

Seleção de Râguebi lamenta  
José Maria Cortes era jogador de râguebi, no Agronomia, o que motivou manifestações de pesar da equipa, amigos e da seleção nacional da modalidade.
"A noticia da morte do Zé Maria Cortes deixou-nos a todos, aqui em Moscovo, muito comovidos e gostaríamos de nos associar, neste momento de grande dor, ao sofrimento da sua família e dos seus muitos amigos", disse, em comunicado, o presidente da Federação Portuguesa de Râguebi, Carlos Amado da Silva.
"Perdemos mais um dos nossos. Que descanse em paz. Não o esqueceremos", acrescentou Carlos Amado da Silva, que está na capital russa com a seleção nacional para o Mundial de Sevens, que arranca amanhã.
José Maria Cortes estava internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, depois de ter sido submetido a uma cirurgia no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.
Segundo a GNR, os desacatos, cuja origem as autoridades desconhecem, começaram cerca das 5.45 horas de domingo, após uma garraiada, e alastrou a vários pontos do recinto da feira, envolvendo mais de 60 pessoas, incluindo forcados e populares.
Dos dez feridos, dois ficaram em estado grave – um deles o Forcado de Montemor-o-Novo – e oito feridos ligeiros, um é militar da GNR.
A Polícia Judiciária de Setúbal está a investigar os factos e as circunstâncias da briga, já que agora o crime passou a homicídio. A GNR identificou no próprio dia seis pessoas.
A 23.ª edição da Pimel, Feira do Turismo e das Atividades Económicas, organizada pela Câmara de Alcácer do Sal, terminou na segunda-feira.


Agência de Notícias 

Comentários