Montijo reúne especialistas em urbanismo

Urbanistas discutem os novos desafios das cidades no Montijo 

As XIV Jornadas da Associação de Urbanistas Portugueses (AUP), que decorrem nos dias 6 e 7 de Junho, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, no Montijo, vão contar com cerca de 100 participantes. A ministra Assunção Cristas, o presidente da Associação de Municípios Portugueses, Fernando Ruas e a presidente da Câmara do Montijo, são os oradores principais do debate. 

Quinta e Sexta especialistas em urbanismo reúnem-se no Montijo 

Da comissão de honra das XIV Jornadas da AUP fazem parte Assunção Cristas, Ministra da Agricultura, do Ambiente, do Mar e do Ordenamento do Território; Fernando Ruas, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses; Maria Amélia Antunes, presidente da Câmara Municipal do Montijo; Manuel Leal da Costa Lobo, membro fundador e honorário da AUP, entre outras personalidades.
Com o título “O urbanismo e as novas territorialidades”, as XIV Jornadas da AUP prometem, mais uma vez, produzir um expressivo património de ideias, de informação e de conhecimento sobre a prática do urbanismo.

Em debate e reflexão vão estar os seguintes temas: “Economia do território face à qualidade e conforto dos centros urbanos”, “O ordenamento do meio rústico em contraponto com o meio urbano”, “Portugal face às novas territorialidades e desterritorializações” e “O processo de planeamento - a falta do Plano Geral de Urbanização como instrumento para a boa gestão urbanística”.

Os novos desafios do urbanismo
Estas temáticas procuram promover uma reflexão e discussão a propósito das problemáticas urbanas numa conjuntura que coloca novos e relevantes desafios aos urbanistas e ao urbanismo em geral.
Pretende-se, que desta reflexão resultem pistas inovadoras para as novas estratégias e práticas de governação e execução urbanística com vista a abrir novos caminhos pelas incertezas que hoje se colocam à comunidade, em geral, e aos urbanistas, em particular, no que diz respeito às cidades e ao desenvolvimento urbano no futuro próximo.
O programa das XVI Jornadas da AUP inclui, ainda, uma visita técnica ao Colonato de Pegões para os participantes conhecerem melhor este património edificado tão particular do concelho do Montijo.
Para mais informações consulte o sítio 

Agência de Notícias 

Comentários