Dezena de feridos em briga na feira de Alcácer do Sal

Rixa de forcados envolveu 60 pessoas e deixa dois feridos graves 

O excesso de álcool esteve na origem dos desacatos que na madrugada de ontem, no recinto da Pimel, em Alcácer do Sal, provocaram 10 feridos, dois dos quais graves – entre eles o cabo do grupo de forcados de Montemor-o-Novo. José Maria Cortes foi esfaqueado no tórax, tendo sofrido uma intervenção cirúrgica no Hospital do Litoral Alentejo. A briga durou mais de uma hora até ser dominada pelos militares da GNR que eram em número reduzido para as centenas de pessoas que ainda estavam na festa. 

Mais de 60 pessoas envolveram-se numa briga na feira de Alcácer do Sal 

Segundo fonte do Hospital do Cacém, José Maria Cortes, “foi operado e encontra-se na Unidade de Cuidados Intensivos", adiantou Sousa e Costa, chefe de equipa do serviço de urgência do Hospital do Litoral Alentejo.
Segundo fonte da GNR, os confrontos ocorreram entre forcados e populares, cerca das seis da manhã e após a tradicional garraiada da feira. Rapidamente a confusão alastrou a vários locais do recinto, que àquela hora teria cerca de 300 pessoas. "Nunca tinha visto nada assim. Estavam bastante bebidos e de repente pegaram-se à pancada. Por todo o lado vi cadeiras no ar, raparigas e rapazes à luta. Apanhei um susto de morte", contou Paula Canelas, que aquela hora visitava a Feira de Turismo e das Actividades Económicas (Pimel), que é organizada pela Câmara de Alcácer do Sal.
Resultado: dez feridos, [um deles um militar da GNR], dois deles graves, e seis pessoas identificadas, contou ontem o tenente-coronel João Nortadas, do Comando Territorial de Setúbal da GNR.
A maioria dos comerciantes que assistiu aos desacatos fala em "mais de uma hora" de agressões entre os grupos de forcados de Montemor-o-Novo e Setúbal que estavam na zona das tasquinhas da feira.
De acordo com uma testemunha, existiam “mais de 300 pessoas e em qualquer sítio havia meia dúzia de pessoas a lutar”. Existia, ainda segundo outra testemunha, “muitos poucos GNR  e era uma briga difícil parar. Foi a primeira vez que algo assim aconteceu nesta feira”, disse.
As autoridades, no entanto, só falam em 60 pessoas. A GNR identificou ainda seis pessoas que estavam presentes no recinto. Eram já cerca das 7 horas quando a ordem foi reposta no local, com a ajuda de 13 militares da GNR e de quatro viaturas. O caso foi enviado para o Ministério Público para ser aberta uma investigação.
Além da GNR, as operações de socorro mobilizaram também os Bombeiros de Alcácer do Sal e a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital do Litoral Alentejano, segundo a Lusa.
A autarquia lamentou os incidentes e diz que estão garantidas as condições de segurança para a feira que só encerra esta madrugada com a banda brasileira, Sorriso Maroto.

Agência de Notícias 

Comentários