projeto-piloto de inclusão social na Bela Vista

Projecto de sucesso nas favelas do Rio chega a Setúbal

A Cruz Vermelha quer ajudar os jovens a resolverem os problemas sociais que enfrentam com a ajuda das novas tecnologias. O Bairro da Bela Vista, em Setúbal, foi escolhido para o projeto-piloto de inclusão social, num modelo que já teve sucesso noutros países. A Microsoft vai apoiar o projeto no bairro de Setúbal.

CDI, um sucesso nas favelas do Rio de Janeiro, chega a Setúbal

A escolha da Bela Vista aconteceu, disse Cristina Louro vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, porque “é um bairro com muitos problemas sociais, muitas crianças em risco, pessoas que abandonaram a escola e pessoas sem emprego”.
O objetivo é avançar posteriormente com uma rede nacional de centros de inclusão digital para ajudar os mais desfavorecidos e as comunidades excluídas socialmente, pondo em prática os conceitos de inovação e empreendedorismo.
Através destes centros de inclusão digital, que vão ser criados em várias zonas do país, pretende-se no primeiro ano deste projeto ajudar mais de 1.200 jovens de locais desfavorecidos, dando-lhes competências tecnológicas para poderem arranjar emprego ou criar o seu próprio negócio, ajudando as comunidades em que vivem.
A ação do CDI centra-se no desenvolvimento de competências tecnológicas, junto de populações provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos com o objetivo de criar condições de empregabilidade.

Microsoft apoia projeto 
A organização, fundada no Brasil em 1995, também atua apoiando iniciativas empresariais empreendedoras. Em Portugal pretende criar uma rede nacional de centros de inclusão digital. O primeiro será instalado no bairro da Belavista, em Setúbal. Uma segunda estrutura está também já prevista e vai localizar-se em Vale de Cambra, no Porto.
O CDI conta com 780 espaços de inclusão social em 12 países. De acordo com os números avançados pela organização as suas iniciativas já tiveram impacto na vida de um milhão de pessoas.
A iniciativa conta com o apoio da Microsoft que hoje a apresentou no âmbito do 7º Encontro de Parceiros Sociais e que doou 100 mil dólares à instituição para o arranque do projeto. De acordo com João Couto, Diretor Geral da Microsoft Portugal “é com muita expectativa que apoiamos o lançamento do CDI em Portugal e a sua missão de promover a inclusão digital dos mais jovens, criando oportunidades para que possam desenvolver o seu potencial, nomeadamente através da tecnologia, orientando-os para um futuro melhor”.

Agência de Notícias 

Comentários