Jogos do Futuro arrancam hoje em Almada

Três mil jovens competem no distrito de Setúbal este fim de semana

Almada é o concelho anfitrião da abertura oficial dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2013. A cerimónia realiza-se esta noite no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, no Feijó.
Quase três mil jovens actuam este fim de semana em Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

Rui Costa é um dos padrinhos da edição de 2013 dos Jogos do Futuro

A partir das 20h30, vai poder assistir a apontamentos musicais, atividades circenses e atuações gímnicas, com a participação de quase 400 ginastas, em representação dos
concelhos que integram os Jogos do Futuro.
Cerca de três mil jovens, com idades entre os 11 e os 16 anos, vão participar, este ano, em quase duas dezenas de modalidades (andebol, atletismo, basquetebol, bodyboard, desporto adaptado, ginástica, futebol de 7, futebol de 11, futsal, hóquei em patins, judo, natação, surf, ténis, ténis de mesa, vela, xadrez e voleibol), destinadas a jovens
As várias competições decorrem nos dias 31 de Maio e 1 e 2 de Junho de 2013, nos concelhos de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Palmela, Setúbal,  Seixal e Sesimbra, em equipamentos desportivos municipais, escolares e de clubes. As equipas participantes são organizadas pelos respetivos municípios.
O concelho de Almada recebe as provas de vela, surf, bodyboard e natação.
O concelho de Palmela recebe a competição de Judo, integrada no programa dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2013. A prova decorre no dia 1 de Junho, sábado, a partir das 14 horas, no Pavilhão Desportivo Municipal, em Pinhal Novo, numa organização da Câmara Municipal de Palmela com a Associação Distrital de Judo de Setúbal. Está prevista a participação de cerca de sete dezenas de judocas dos concelhos de Almada, Barreiro, Palmela, Seixal e Setúbal.
No Município da Moita, vão realizar-se provas de ténis de mesa, no dia 1, das 14:40h às 17:30h, e no dia 2, das 10 às 13 horas e das 14:30h às 17 horas, no Pavilhão Desportivo Municipal, na Moita, e também de Futsal Feminino, no dia 1 de Junho, das 9 às 19 horas, no Pavilhão Desportivo da Escola Básica José Afonso, em Alhos Vedros.
A academia do Benfica, no Seixal, recebe sábado e domingo, os jogos de futebol de 11 e 7. E o pavilhão de Santo António da Charneca e Pavilhão Luís de Carvalho, no Barreiro, recebe, domingo, as equipas de basquetebol. Sábado às 9 horas há hóquei em patins, no pavilhão do Grupo Desportivo de Sesimbra. À mesma hora, no Pavilhão Municipal de Sampaio – também em Sesimbra – disputa-se as finais do voleibol. Azeitão, em Setúbal, recebe o Andebol e em Alcochete há as provas de ténis e futsal. Atletismo disputa-se em Setúbal. O desporto adaptado já se iniciou hoje no pavilhão da Verdizela, no Seixal.
    
Palmela aposta forte nos jogos
O concelho de Palmela, de acordo com fonte da autarquia, “far-se-á representar através da participação de 210 atletas em sete momentos competitivos, além da demonstração de ginástica, na cerimónia de abertura”. As equipas locais marcarão presença nas competições de Atletismo (infantis masculinos e femininos), Basquetebol (sub14 masculinos, sub14 femininos, sub16 masculinos e sub16 femininos), Futebol de 7 (infantis), Futebol de 11 (iniciados), Futsal masculino (infantis), Futsal feminino (juniores), Judo (Infantis e Iniciados) e Natação (masculinos e femininos).

Rui Costa e Rosa Mota apadrinham jogos
Os Jogos do Futuro da Região de Setúbal realizam-se de dois em dois anos, numa organização conjunta das Câmaras Municipais da Região de Setúbal, Movimento Associativo Popular, Escolas e Associações Distritais das modalidades aderentes.
Esta é uma iniciativa que procura ser um espaço de convívio e de estímulo à prática desportiva dos jovens, no âmbito intermunicipal e, ao mesmo tempo, uma iniciativa que dê visibilidade às diferentes formas de organização de atividades físicas e desportivas, com o apoio das Câmaras Municipais da Região de Setúbal.
O ex-jogador de futebol Rui Costa (Patrono do Jogos do Futuro 2013), a atleta olímpica Rosa Mota e José Manuel Constantino (Presidente do Comité Olímpico Português), assim como os representantes da administração dos municípios envolvidos nos Jogos do Futuro são algumas das personalidades que vão estar presentes, na cerimónia de abertura.

Mais informação em:


Agência de Notícias 

Comentários