Histórias do Mundo: O cão que voltou a ladrar


Cão volta a ladrar quatro anos depois para dar sinal de pessoa desaparecida


Esta é a história de um cão que durante, quase quatro anos, não ladrou uma única vez. E não o fazia devido à perda do seu dono, em Junho de 2009. ‘Batedor’ é um labrador puro que acompanha as equipas cinotécnicas dos bombeiros de Amarante. Na quinta-feira passada, o cão voltou a ladrar furiosamente. Foi ele quem achou um idoso que sofre de Alzheimer, desaparecido há um dia em Penafiel. Uma história de paciência de pessoas e de esperança para o ‘Batedor’ que voltou a ter alegria em achar pessoas.     

'Batedor' deu sinal ao achar idoso perdido 

 Desde que, em Junho de 2009, Carlos Macieira, bombeiro de Amarante, morreu num acidente de viação em Espanha, quando regressava de uma formação com equipas cinotécnicas, ‘Batedor' - um dos dois cães labradores que o acompanhavam - tornou-se num animal apático. Não ladrava, não interagia com outros cães. Até à passada quinta-feira.
Nessa tarde de 9 de Maio, foi o “Batedor” que encontrou um homem desaparecido, doente de Alzheimer, ladrando pela primeira vez em serviço, desde a morte do antigo dono.
"Foi uma vitória, uma verdadeira conquista", referiu Óscar Monteiro, bombeiro de Amarante e atual responsável pelo cão, de acordo com o que escreve o Correio da Manhã de hoje.  
‘Batedor', de seis anos, foi um herói ao dar sinal da localização - junto à linha de comboio, nas proximidades da área de serviço de Penafiel, na A4 - da vítima, de 66 anos, e que estava desaparecida desde a manhã. "Após a morte do meu colega, o cão ficou com traumas. É muito parado, muito quieto, nem sequer brinca ou ladra como os outros. Ter sido ele a encontrar o senhor teve um sabor especial", acrescentou o bombeiro ao mesmo jornal.
"Tenho de agradecer o espírito de sacrifício e o excelente ensinamento do meu colega José Roberto, que teve força e motivação para ensinar o ‘Batedor' para que ele voltasse a ter êxito", enalteceu.

Agência de Notícias 

Comentários