Escola de Azeitão preocupa deputados do PCP


Comunistas questionaram governo sobre obras urgentes

Os deputados do Partido Comunista Português, Rita Rato, Bruno Dias, Francisco Lopes e José Alberto Lourenço, quiseram saber se o Governo “reconhece a necessidade urgente” da realização de obras de fundo na escola básica 2/3 de Azeitão, no concelho de Setúbal, e se “vai disponibilizar os 12 monoblocos necessários para dar resposta às necessidades como sala de aula e quando”. Já esta tarde, em Alcochete, O PCP e Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica do Parlamento Europeu promovem um Seminário sobre a crise europeia, com presença de eurodeputados de Portugal, Chipre e Espanha.

PCP preocupado com condições da Escola Básica de Azeitão 

Os deputados comunistas questionaram também o Governo no sentido de saber se aquele “reconhece que quanto mais tempo demorar a resolver, de forma efectiva, este problema mais prejudicados serão os alunos e o seu aproveitamento escolar, que a inexistência do pavilhão gimnodesportivo não garante condições de qualidade e igualdade no acesso e frequência da disciplina de Educação Física a estes alunos” e se o Governo tem uma listagem de edifícios, instalações e equipamentos públicos com amianto e se elaborou uma calendarização para a monotorização das acções correctivas nos edifícios que constam dessa lista”.
O PCP lembra que a Lei n.º 2/2011 estabelece “procedimentos e objectivos com vista à remoção de produtos que contenham fibras de amianto na construção ou requalificação de edifícios, instalações e equipamentos públicos”, determina que cabe ao Governo efectuar o levantamento de edifícios, instalações e equipamentos públicos com amianto, e posteriormente elaborar uma listagem com essa informação, bem como calendarizar a monotorização das acções correctivas, as regras de segurança e a obrigatoriedade de informação aos utilizadores.
Os comunistas referem ainda que aquela escola “é a sede do Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão” e que a mesma “é provisória desde a sua construção há 35 anos”, é frequentada por cerca de mil alunos e “encontra-se em estado de profunda degradação física, agora agravado pela intempérie de 19 de Janeiro” e que, uma vez que tem actividades “desde as 8 ás 24 horas” exige “condições materiais e humanas capazes de dar resposta a este projecto educativo”.

PCP promove Seminário em Alcochete 
Inês Zuber, deputado do PCP na Europa, está hoje em Alcochete 
O PCP e Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica do Parlamento Europeu promovem esta tarde, em Alcochete, um Seminário sobre a crise europeia. De acordo com os promotores do encontro, "é cada vez mais evidente a necessidade e a urgência de uma alternativa à União Europeia: Uma Europa de cooperação, paz e solidariedade entre estados soberanos iguais em direitos, uma Europa dos trabalhadores e dos povos”. 
De acordo com os comunistas, “as devastadoras consequências sociais provam que as políticas ditas de ‘saída da crise’ não só não resolveram nenhum dos problemas existentes como aprofundam uma espiral recessiva e de destruição de direitos e conquistas sociais, laborais e da coesão são desmascarados por uma política de concentração e centralização do capital, pelo aprofundamento do neoliberalismo, do federalismo e do militarismo e pelos crescentes ataques à democracia e soberania dos povos”.
Por isso, dizem ainda os deputados do PCP na União Europeia, “é cada vez mais evidente a necessidade e a urgência de uma alternativa à União Europeia: Uma Europa de cooperação, paz e solidariedade entre estados soberanos iguais em direitos, uma Europa dos trabalhadores e dos povos”.
É para abordar este tema que o PCP e o Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica do Parlamento Europeu co-organizam o Seminário "Uma outra Europa dos trabalhadores e dos povos. Direitos, justiça social, cooperação e soberania", que terá lugar em Alcochete, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, esta tarde pelas 14h30. 

O Seminário contará com os seguintes intervenientes:
João Ferreira, Deputado do PCP no Parlamento Europeu
Inês Zuber, Deputada do PCP no Parlamento Europeu
Jacky Henin, Deputado do Partido Comunista Francês no Parlamento Europeu
Stavros Evagorou, Membro do Bureau Político do Akel (Chipre)
José António Rubio, Responsável da Secretaria de Economia da Esquerda Unida (Espanha)
Ângelo Alves, Membro da Comissão Política do PCP
Margarida Botelho, Membro da Comissão Política do PCP

Agência de Notícias

Comentários