Explosão em navio ao largo de Setúbal


Tripulante desaparecido após explosão em navio no Cabo Espichel

A explosão ocorreu, esta manhã, na proa do navio tanque Arbour Kristelum, com bandeira das Bahamas, a cerca de 13 milhas a sudoeste do Cabo Espichel, provocando danos na estrutura mas, até ao momento, não há informação de risco de afundamento ou derrame, já que o navio transporta líquidos inflamáveis. Há um tripulante desaparecido, os restantes dezassete encontram-se bem.

Homem continua desaparecido após explosão em navio no alto mar 

Um tripulante, de origem filipina, do navio-tanque "Harbour Krystal" desapareceu esta manhã, na sequência de uma explosão a bordo, seguida de incêndio. A carga do navio inclui líquidos inflamáveis.
Alexandre Santos Fernandes, relações públicas do Estado-Maior da Armada (EMA), disse à TSF que a explosão aconteceu pouco depois das 8 horas da manhã. Trata-se de “um navio-tanque com 116 metros de comprimento e a carga são líquidos inflamáveis”, acrescentou.
A explosão aconteceu a 13 milhas (cerca de 24 quilómetros) do Cabo Espichel, entre Setúbal e Sesimbra.
O navio "Harbour Krystal" está a ser acompanhado por um navio da Marinha portuguesa e pelo Instituto de Socorros a Náufragos, que procede a buscas para tentar localizar o tripulante.
“Desta explosão resultou um possível ‘homem ao mar’ e danos sérios na estrutura do navio. Neste momento, estão a decorrer buscas pelo tripulante desaparecido. Não temos qualquer informação relativa a qualquer derrame de combustível ou da carga”, disse Alexandre Santos Fernandes.
Mal soube da ocorrência a Marinha entrou rapidamente em ação enviando a corveta Jacinto Cândido, um salva vidas da estação de Sesimbra, operaram ainda no local um helicóptero da Força Aérea e dois navios mercantes que se encontravam na área. Prosseguem as buscas para encontrar o tripulante desaparecido, de origem filipina.
O navio tanque não tem autorização para entrar em mar territorial português. As causas da explosão são ainda desconhecidas.


Agência de Notícias 

Comentários