Monumentos de Interesse Público em Palmela

Cineteatro S. João e Igreja da Misericórdia classificados 

Foram publicadas em Diário da República, a 24 de Dezembro do ano passado, as Portarias que classificam como Monumento de Interesse Público o Cineteatro S. João e a Igreja da Misericórdia de Palmela. A classificação dos dois imóveis situados no centro histórico de Palmela, defende e valoriza o património histórico e cultural do concelho.

Cineteatro S. João, em Palmela, é monumento de interesse público

 Foram publicadas em Diário da República, a 24 de Dezembro, as Portarias que classificam como Monumento de Interesse Público o Cineteatro S. João e a Igreja da Misericórdia de Palmela. Foi, também, fixada a Zona Especial de Protecção do Cineteatro, que visa salvaguardar o seu enquadramento arquitectónico e a sua ligação visual com o tecido urbano próximo e, em especial, com o Largo de S. João. A classificação dos dois imóveis, inseridos no Centro Histórico da vila, defende e valoriza o património histórico e cultural do concelho.
Sala de espectáculos por excelência do concelho e da região, o Cineteatro foi mandado construir por Humberto da Silva Cardoso e abriu portas a 26 de Julho de 1952. O arquitecto Wily Braun, o engenheiro Pedro Cavalleri e o encarregado da construção, António Ventura, deram corpo a um edifício harmonioso, sóbrio, com amplos espaços interiores e uma sala recheada de pormenores decorativos.
Encerrado em 1981 e reaberto em 1991, depois da aquisição pela Câmara de Palmela, o equipamento cultural foi alvo de uma intervenção profunda de recuperação entre o final de 2009 e o primeiro trimestre de 2010. A intervenção incidiu no restauro e conservação dos elementos de interesse artístico e patrimonial do edifício e na realização de um conjunto de obras e infra-estruturas fundamentais para a qualidade, segurança e modernização do edifício, de acordo com os novos usos e valências que, actualmente, comporta.
A Igreja da Misericórdia de Palmela é testemunho simbólico e religioso da Irmandade da Misericórdia, fundada na vila, em 1529. As obras de edificação da sua sede, que incluiu igreja e hospital, perduraram até 1566. Situado na Praça Duque de Palmela, o tempo apresenta linhas arquitectónicas austeras, com nave única, e um interior ricamente decorado com azulejos de manufactura anterior a 1640.

Agência de Notícias 

Comentários