SGL compra Fisipe e investe em nova produção no Barreiro


25 milhões de euros de investimento para reforçar exportação

O grupo alemão SGL vai instalar na fábrica da Fisipe, no Barreiro, duas linhas de produção para o fabrico de precursor, matéria-prima usada para fazer fibras de carbono, num investimento total de 25 milhões de euros. O projeto surge na sequência da compra das instalações do Lavradio pelo grupo alemão, por 29 milhões de euros, que vai transformar a fábrica na única unidade fabril da SGL Group a produzir o material na Europa. Uma boa notícia para um distrito – e uma região – tão castigadas pela crise e pelo desemprego.

Alemães da SGL investem 25 milhões na Fisipe do Barreiro

A nova administração da empresa refere que a “excelente reputação internacional da Fisipe como uma produtora de fibras acrílicas experiente e tecnologicamente avançada” foi uma das razões para a aquisição das instalações.
O líder mundial na produção de materiais de carbono considera que “a tecnologia e experiência da Fisipe, e em especial os seus empregados altamente qualificados, permitiram a sua integração na cadeia do Grupo SGL”. A adaptação das instalações ao novo sistema de produção vai permitir a criação de doze novos postos de trabalho e “assegurar os atuais 330 no futuro, uma vez que será mantida a produção de fibras acrílicas na íntegra”.
A nova administração da fábrica do Lavradio diz em comunicado que “a boa produtividade e a grande visão dos gestores” vai assegurar a sua continuidade na direção que “conta assim com dois gestores portugueses e três alemães”.

Exportação a partir de Janeiro
A fábrica instalada no concelho do Barreiro vai exportar para as fábricas da SGL Goup na Escócia e nos Estados Unidos da América a partir de Janeiro de 2014, após a transformação de duas das dez linhas de produção de fibra acrílica já existentes, prevista para o próximo ano.
Stefan Seibel, administrador delegado da Fisipe, sublinha que a “alta competência técnica, a boa produtividade e grande visão dos gestores”impressionou o grupo alemão que pretende “numa segunda fase, expandir a produção da fábrica de forma gradual”. “A Fisipe já tinha instalado uma linha de produção piloto para precursor, ideal para preparar tudo para 2013 para começar a fornecer este produto às fábricas do SGL Group”, acrescenta o líder da empresa.
 A exportação de têxteis de proteção solar, lã acrílica para tricotar e cabelos e peles artificiais na fábrica do Lavradio para 275 clientes em 40 países, entre os quais se encontra a China, Canadá, Espanha e Itália, motivou a SGL Group a incorporar a Fisipe na Unidade Comercial de Fibras de Carbono & Materiais Compósitos.

Trabalhadores garantem “alta eficiência e competitividade”
A multinacional destaca ainda os “colaboradores muito bem formados” da fábrica que revelam níveis idênticos aos engenheiros alemães, sendo que 60 por cento dos 330 trabalhadores têm o décimo segundo ano e 20 por cento um curso académico. “A dimensão da empresa e o facto de dispor de uma central de cogeração própria são fatores que lhe conferem uma alta eficiência e competitividade”, conclui Stefan Seibel.

Agência de Notícias

Comentários