Governo suspende construção de estrada na Moita


Autarcas querem  que  a construção da ENR 11-2 avance

A construção da ENR 11-2, via estruturante para melhorar as acessibilidades e aumentar a qualidade de vida dentro dos aglomerados urbanos do concelho da Moita, foi suspensa pela Administração Central, devido à avaliação negativa de impacto ambiental. Uma decisão que, no entender de João Lobo, prejudica a mobilidade no concelho.

Autarquia quer continuação da obra da ENR 11-2 suspensa pelo Governo

A Câmara Municipal da Moita, reuniu recentemente com a Administração das Estradas de Portugal, a seu pedido para debater várias questões relacionadas com a requalificação das acessibilidades no concelho e cuja resolução depende da intervenção financeira do Governo.
Nesta reunião, foi transmitida à Câmara da Moita que a construção da ENR 11-2, via estruturante para melhorar as acessibilidades e aumentar a qualidade de vida dentro dos aglomerados urbanos do concelho, foi suspensa pela Administração Central, devido à avaliação negativa de impacto ambiental do projecto desenvolvido pela Estradas de Portugal e também pelo adiamento da construção da Terceira Travessia do Tejo.
A autarquia manifestou “discordância com esta situação, tendo em conta a importância desta via para a requalificação das acessibilidades, estando inserida também no Plano Nacional Rodoviário”. Esta suspensão tem igualmente “implicações ao nível do ordenamento do território do município da Moita, uma vez que os corredores reservados para os vários traçados possíveis não permitem programar ou planear urbanisticamente aqueles solos” refere o município. A EP assumiu o compromisso de, quando houver disponibilidade financeira, avançar com as obras previstas.
O presidente da Câmara da Moita, João Lobo apresentou um esboço de solução para a correcção das entradas e saídas do nó da Moita ao IC 32, alertando para os constantes perigos rodoviários da actual situação, quer para automobilistas, quer para peões.
Garantindo que as questões de segurança são uma prioridade, a EP avançou com a proposta de estabelecer um “Plano de Proximidade” que incluirá acções de interesse mútuo e os prazos para a sua execução. A Estradas de Portugal irá agendar, para os próximos dias, uma visita ao concelho da Moita para iniciar um projecto de requalificação do nó da Moita e, consoante o orçamento disponível, avançar com as intervenções possíveis e prioritárias.
A eventual introdução de portagens no IC32 foi outro dos assuntos abordados. João Lobo insistiu na “salvaguarda da utilização do IC32 sem qualquer custo, justificando que a actual situação económico-financeira das famílias não iria suportar mais esta despesa, além de trazer também implicações directas sobre as vias municipais”.

Agência de Notícias 

Comentários