Eleição da Rainha das Vindimas de Portugal

Catarina, Rainha de Portugal e das Vindimas

A noite foi de glamour total. Centenas de pessoas foram ao Convento de S. Francisco,  em Santarém, para verem as dez meninas mais bonitas das vindimas de Portugal. Vieram do Minho, do Alentejo, do Oeste, de Leste, de Palmela mas a rainha é ribatejana de gema. Catarina Ribeiro, 18 anos, representante do concelho do Cartaxo, foi eleita no passado Sábado, dia 29 de Setembro, Rainha das Vindimas de Portugal 2012. Inês Meneses, de Palmela, foi eleita 1ª Dama de Honor, Lisa Serrachino, de Borba, foi eleita 2ª Dama de Honor e Miss Fotogenia e Alexandra Teixeira, de Ponte da Barca, recebeu o título de Miss Simpatia. 

A Rainha ladeada de Inês Meneses e Lisa Serrachinho 
Patrícia Cardoso, a rainha sorriso grande e olhos doces, já deixou de ser a rainha de Palmela e de Portugal inteiro. Deixou o legado e a coroa, no passado sábado, nas mãos e na cabeça da menina mais bonita de Cartaxo. Catarina Ribeiro, de 18 anos, é a nova Rainha de Portugal e das vindimas. Ao ADN, a morena de olhos mel, disse que “estava longe de imaginar trazer uma das três classificações. Desde o início que achei que todas nós poderíamos vencer”.  Por isso mesmo, “ foi uma experiência muito gratificante. Para além de todas as candidatas poderem representar o seu município e dar a conhecer as suas raízes, é uma oportunidade única de fazer novas amizades. Posso dizer que o meu objectivo foi cumprido, pois consegui representar da melhor forma o meu município, o Cartaxo e aprendi muito com todas as candidatas”, disse ‘Sua Altesa Real” ao ADN.
E agora que têm a responsabilidade de representar os vinhos e as vindimas de Portugal, a jovem espera que a ‘coroa’ lhe traga mais visibilidade. “Tenho aproveitado cada oportunidade que me tem surgido e, confesso que com este meu percurso da rainha das vindimas, consegui alcançar vários patamares que alguma vez poderia pensar alcançar. Recebi vários convites, sendo um deles para participar na Miss República Portuguesa. Infelizmente não aceitei devido ao facto de andar em exames para concluir o meu 12º ano”, argumentou a nova Rainha.

A tradição do Cartaxo
Rainha do Cartaxo representa a Freguesia  de Vila Chã de Ourique 


A 5ª edição deste concurso, com que se pretende continuar a preservar e promover a tradição e cultura rural mais genuína de Portugal, contou com a participação de 10 candidatas, que representaram os municípios de Arruda dos Vinhos, Borba, Cadaval, Cartaxo, Coruche, Lamego, Palmela, Ponte da Barca, Santarém e Torres Vedras.
Depois de Arruda dos Vinhos ter conquistado as duas primeiras edições e Palmela as outras duas edições, coube agora ao município do Cartaxo entrar para a galeria das Rainhas.
E para quem desconhece as tradições da Rainha das Vindimas do Cartaxo, Catarina Ribeiro explicou ao ADN: “A eleição da rainha das vindimas tem várias fases no meu concelho. Primeiro, cada candidata é eleita a nível das sete freguesias do Cartaxo. De seguida, cada candidata vencedora das diferentes freguesias passa por várias provas na eleição da Rainha das Vindimas. A primeira prova é a prova escrita, onde avaliam a cultura geral que cada candidata possui acerca do concelho do Cartaxo. A segunda é uma prova de expressão e comunicação, onde cada uma de nós faz uma representação sobre o tema dado nesse ano. No meu ano o tema foi o" fado e o vinho" onde fiz uma representação sobre um quadro vivo de Malhoa, onde eu era uma das personagens desse quadro. Após esta, as candidatas realizam uma visita guiada, cada uma à sua freguesia e, por fim, realiza-se o desfile onde é eleita a 2.ª e 1.ª dama e a Rainha Das Vindimas do Cartaxo. Acho importante que haja este tipo de eventos e apelo a todas as meninas do concelho que participem e que não deixem morrer esta iniciativa, pois é importante a divulgação da cultura e tradições da nossa terra”. Sem dúvida uma das iniciativas mais bonitas das gentes ligadas ao vinho, à uva e às vindimas daquele concelho do Ribatejo.  

Santarém recebe congresso “O Vinho e o Mundo Rural” em 2013
Rainha das Vindimas de Palmela 2011, é a primeira dama de honor 

Esta Gala, organizada pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, em colaboração com a Câmara de Santarém e a Câmara de Palmela, contou com a colaboração das empresas Viver Santarém, Fusion Glamour de Alexandre Tavares e Perfumaria Anage, responsáveis pelos cabelos e maquilhagem, coreografia de Encarnação Noronha, professora do Círculo Cultural Scalabitano, com o apoio de Nuno Machado, e participação da soprano Eduarda Soeiro e do Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito.
A AMPV apresentou o Congresso Nacional “O Vinho e o Mundo Rural” que tem lugar no dia 11 de Junho de 2013, no âmbito da 50ª Feira Nacional da Agricultura, que concentra as mais importantes entidades do setor agrícola e vitivinícola com o objetivo de debater, dissertar e discutir a temática do mundo rural e o desenvolvimento sustentável dos territórios, tendo como vetor de desenvolvimento o vinho e toda a economia associada a este setor.
A AMPV, representa 73 Municípios das diferentes regiões vitivinícolas nacionais. A eleição da Rainha das Vindimas de Portugal é uma iniciativa que pretende dar relevância Nacional à tradição dos Municípios que organizam os seus concursos de rainha das vindimas, na defesa das tradições regionais, ligadas à produção do vinho.
                                              
Paulo Jorge Oliveira 

Comentários