Barreiro recebeu comunidade escolar

“Não há país desenvolvido se não se apostar nos jovens”

No dia 26 de Outubro, a Escola Superior de Tecnologia (EST) do Barreiro abriu as portas ao anual lanche da Comunidade Educativa, encontro que proporcionou o habitual convívio dedicado ao pessoal docente, não docente e representantes das Associações de Pais de todos os ciclos de ensino do concelho.

Comunidade escolar do Barreiro recebida em festa 

Otília Dias, diretora desta escola de ensino superior do Instituto Politécnico de Setúbal, fez as honras da casa, na presença do diretor regional adjunto da Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo (DREL), João Passarinho, de presidentes ou representantes das Juntas de Freguesia do concelho, vereadores e do presidente da Assembleia Municipal do Barreiro. O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, agradeceu a abertura da EST Barreiro à comunidade, bem como a participação de todos aqueles que se reformaram do ensino e “ajudaram a formar muitos jovens”.
No âmbito do trabalho efetuado nas escolas do Barreiro, que a autarquia “tem procurado melhorar”, o autarca enalteceu o Serviço Municipal Educativo como resultado da “articulação entre vários serviços da Câmara em prol dos jovens”. Segundo Carlos Humberto confirmou, “este projeto reúne atualmente 43 ações” dedicadas às turmas do 1º ciclo do ensino básico, estando “inscritas mais de 600 sessões por solicitação das escolas” no atual ano letivo.
O autarca deixou ainda um “muito obrigado” a professores, técnicos e auxiliares perante o “desafio enorme” que continua a ser a aposta na formação dos mais novos. “Não há país desenvolvido se não se apostar nos jovens”, referiu o presidente, admitindo a necessidade de lhes dar condições para estes “porem as suas potencialidades em prática” em Portugal.

Projetos educativos  dentro e fora de portas
Na iniciativa, que contou com animação musical, foram entregues diplomas aos docentes e funcionários reformados no último ano letivo.
O Serviço Educativo Municipal desenvolve, mais uma vez neste ano letivo, um vasto leque de atividades culturais e educativas para o público escolar, numa perspetiva de aprendizagem não formal, construtiva e crítica. A programação foi elaborada mediante o Projeto Educativo Municipal ‘Eu Sou! Nós Somos!’ subordinado ao tema da cidadania.
As atividades são divididas em dois blocos: Dentro-de-Portas (as que se desenvolvem dentro do espaço da escola) e Fora-de-Portas (as que decorrem fora do espaço da escola). De salientar que este Serviço procura criar uma interligação entre vários serviços municipais: Arquivo, Bibliotecas e Educação; Cultura, Património Histórico e Museológico; Sustentabilidade Ambiental; Deporto e Juventude.

Agência de Notícias 

Comentários