Rainha das Vindimas de Portugal eleita em Santarém


Inês Meneses quer suceder a Patrícia Cardoso

O Convento de S. Francisco, em Santarém, vai ser palco da Gala “O Vinho e Mundo rural”, amanhã,  29 de Setembro, às 21h30, que culmina com a eleição da Rainha das Vindimas de Portugal. Patrícia Cardoso, ex-Rainha as Vindimas de Palmela e atual Rainha das Vindimas de Portugal, passará o testemunho a uma das dez candidatas deste ano, entre as quais, Inês Meneses, Rainha das Vindimas de Palmela 2011. Concorrem, também, os municípios de Arruda dos Vinhos, Borba, Cadaval, Cartaxo, Coruche, Lamego, Ponte da Barca, Santarém e Torres Vedras.

Patrícia Cardoso, de Palmela,  é a atual Rainha das Vindimas de Portugal

A 5ª edição deste concurso, com que se pretende continuar a preservar e promover a tradição e cultura rural mais genuína de Portugal, conta com a participação de 10 candidatas, que representam os municípios de Arruda dos Vinhos, Borba, Cadaval, Cartaxo, Coruche, Lamego, Palmela, Ponte da Barca, Santarém e Torres Vedras. A atual Rainha das Vindimas de Portugal é Patrícia Cardoso, de Palmela.
Esta Gala, organizada pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, em colaboração com a Câmara de Santarém e a Câmara de Palmela, conta com a colaboração das empresas Viver Santarém, FUSION GLAMOUR de Alexandre Tavares e Perfumaria Anage, responsáveis pelos cabelos e maquilhagem, coreografia de Encarnação Noronha, professora do Círculo Cultural Scalabitano, com o apoio de Nuno Machado e participação da soprano Eduarda Soeiro e do Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito.

Palmela em destaque
Palmela, Cidade Europeia do Vinho 2012, terá lugar de destaque no evento, que contará com um espaço de divulgação das nossas atividades, uma prova de Moscatel, a projeção do filme promocional  e a participação de um produtor de vinho do concelho enquanto membro do júri. Também a Presidente da Câmara de Palmela, Ana Teresa Vicente, fará uma intervenção na sessão de abertura, a par do Presidente da RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho, e do Secretário Geral da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho.

Congresso Nacional “O Vinho e o Mundo Rural”
A AMPV vai ainda apresentar o Congresso Nacional “O Vinho e o Mundo Rural” que tem lugar no dia 11 de junho de 2013, no âmbito da 50ª Feira Nacional da Agricultura, que concentra as mais importantes entidades do setor agrícola e vitivinícola com o objetivo de debater, dissertar e discutir a temática do mundo rural e o desenvolvimento sustentável dos territórios, tendo como vetor de desenvolvimento o vinho e toda a economia associada a este setor.
A AMPV, representa 73 Municípios das diferentes regiões vitivinícolas nacionais.
A eleição da Rainha das Vindimas de Portugal é uma iniciativa que pretende dar relevância Nacional à tradição dos Municípios que organizam os seus concursos de rainha das vindimas, na defesa das tradições regionais, ligadas à produção do vinho.


Paulo Jorge Oliveira 

Comentários