IPS “não vê relevância” na criação de centro de ensino universitário na cidade
Depois das críticas da Associação de Estudantes à Câmara de Setúbal por causa da instalação centro pós-graduações da Universidade Lusófona em Setúbal, o Instituto Politécnico de Setúbal “não vê relevância na criação de um centro de ensino universitário na cidade de Setúbal”.
IPS diz que cidade já possuí competências para responder à formação |
A Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal (AAIPS) defende que a autarquia setubalense deve investir no IPS, em vez de estabelecer um protocolo com o grupo Lusófona. “Se a oferta formativa disponibilizada pelo grupo Lusófona for igual ou semelhante à formação praticada pelo IPS, a câmara municipal deveria melhorá-lo”, refere Sílvia Araújo, presidente da AAIPS. Por seu lado, a autarquia defende que este protocolo permite estabelecer parcerias com o IPS e que “o ensino politécnico e o ensino universitário complementam-se”.
Perante a troca de acusações entre estudantes e executivo autárquico, Instituto Politécnico de Setúbal diz, em comunicado, que “quer com os actuais recursos próprios, quer através de parcerias institucionais com outras instituições públicas de ensino superior, universitárias e politécnicas, o IPS detém as competências necessárias para responder às necessidades de formação da população da região de Setúbal”.
O IPS refere ainda que está “empenhado e disponível para, em conjunto com os parceiros sociais, contribuir para o desenvolvimento da região, não só através de soluções formativas adequadas nas áreas que se considerarem adequadas, mas também através de projectos conjuntos de transferência de ciência e tecnologia”.
Em relação à eventual assinatura de um protocolo de cooperação entre a Câmara e Setúbal e a Universidade Lusófona, com vista à instalação de um centro de pós-graduações daquela universidade em Setúbal, o Instituto Politécnico de Setúbal já manifestou, junto do executivo camarário, a sua “estranheza”.
O IPS realça a sua “reputação enquanto instituição pública de ensino superior (reconhecida pela autarquia na atribuição da medalha de honra da cidade, programada para o próximo dia 15 de Setembro), bem como a excelente colaboração institucional desde sempre existente com a Câmara Municipal de Setúbal”, conclui o comunicado do IPS.
Artigos relacionados:
Agência de Notícias
Comentários
Enviar um comentário