Festas da Moita começam a 6 de Setembro

Moita em festa durante dez dias para celebrar a fé, o rio e a tauromaquia 

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem estão de volta à vila da Moita, de 6 a 15 de Setembro. A animação será garantida durante dez dias, com um programa preenchido com as habituais Largadas de Toiros, a Tarde do Fogareiro, a Noite do Fragateiro, a Procissão em Honra da Padroeira, a Feira Comercial e Industrial, a Feira Taurina, o Desfile Moita em Festa, os espetáculos musicais – onde se destaca os concertos de Moonspeel (9), Quim Barreiros (10) e Aurea (12) – e muito mais, apesar do corte no apoio da autarquia e do ano de crise, a Festa mantêm os dez dias de celebração e a “qualidade de sempre”.


Procissão de Nossa Senhora da Boa Viagem é momento marcante 

A aficcion, o rio, a religião e os muitos espetáculos musicais são as principais vertentes destas festividades, as maiores do Município da Moita e também “as que maiores projeção têm a sul do Tejo”, no entender da organização. 
As Festas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem “mantêm as tradições e renovam as ofertas do ponto de vista musical”. Esta festividade, que é “uma grande referência da cultura popular, continua a ser uma das maiores da região sul, pelo que os habitantes aderem massivamente e acolhem-na com alegria e dedicação”, afirma o vice-presidente da Câmara da Moita. Rui Garcia diz ainda que o evento “tem grande importância para a população, desempenha um papel fundamental na economia da região e apresenta uma forte componente artística e religiosa”.
As Festas da Moita “promovem o convívio através das várias atividades organizadas e atraem muitos visitantes”, conta o autarca. Além das novidades apresentadas no programa a nível musical, destacam-se outras na vertente religiosa, a inauguração pública de um monumento em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, no dia 8 de setembro, e na vertente tauromáquica, o regresso do encontro de culturas taurinas populares na Praça de Toiros Daniel Nascimento, no dia 14 de Setembro. Rui Garcia espera que todos os moitenses “se sintam felizes e realizados e aproveitem a animação dos próximos dias para conviverem com familiares e amigos nos momentos populares da festa”.

Moonspell, Quim Barreiros e Aurea animam a festa 
Cortejo Moita em Festa encerra as festividades a 15 de Setembro 
Logo no primeiro domingo, dia 8, pelas 17h30, realiza-se a solene procissão em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem, com a emotiva bênção dos barcos engalanados no Cais da Moita. A procissão irá percorrer as principais artérias da vila acompanhada por milhares de devotos e também pela Charanga da GNR a cavalo, pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Moita, pela Banda Filarmónica 1º Dezembro de Cuba, pela Banda da Sociedade Filarmónica União Agrícola do Pinhal Novo e pela Banda Musical do Rosário.
As Festas da Moita decorrem entre 6 e 15 de Setembro e contam com a feira comercial e industrial, no Pavilhão Municipal de Exposições, a tarde do fogareiro, a noite do fragateiro, as largadas de toiros, a feira taurina, o festival de folclore, os bailes, o concurso de barcos melhor engalanados, no cais da Moita, a procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e vários espetáculos musicais. Áurea, Moonspell e Quim Barreiros são alguns dos artistas que marcam presença no evento. O encerramento da festividade conta com uma sessão de fogo-de-artifício, na Caldeira, junto ao cais.

Câmara investe pouco...
As tradicionais largadas de toiros continuam a atrair milhares de pessoas à principal avenida da vila. Todas as largadas são antecedidas pela entrada de toiros a pé, a partir do Largo Conde Ferreira.
As Festas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem requerem pouco investimento por parte da autarquia, pois “geram em si próprias receitas que as sustentam”. Esta festividade “tem raízes profundas na tradição e história da região e tem-se afirmado ao longo dos anos a nível regional e nacional”, realça Rui Garcia. “Numa altura em que o país enfrenta grandes dificuldades económicas, é importante manter esta festividade, pois é uma forma de alegrar os moitenses”, pelo que o vice-presidente da autarquia acredita que vai ser um “grande sucesso e vai atrair muitos visitantes”.

 Moita espera mais de vinte mil pessoas na Tarde do Fogareiro
Tarde do Fogareiro atrai milhares de pessoas às ruas da vila  

A seguir à largada do dia 13, por volta das 13 horas, assim que são recolhidos os touros, a avenida Teófilo Braga transforma-se num enorme espaço de convívio e animação: as mesas são montadas, os fogareiros acesos, os amigos chegam e a animação começa. É mais uma Tarde do Fogareiro, onde não vai faltar a tradicional dança do Huga Huga, pela Banda Musical do Rosário, e a animação com o Grupo de Bombos de Santa Maria Jazente, de Amarante e a Charanga de Alcochete. Estima-se que cerca de 20 mil pessoas participam na Tarde do Fogareiro, na sexta-feira.
A Praça de Toiros Daniel do Nascimento acolhe, por esta altura, a maior e melhor feira taurina do país, com corridas, no dia 11 – Corrida do Dia do Município – às seis da tarde e nos dias 10, [as 18 horas], 11, 12 e 13, às 22 horas.
Para além da "Festa Brava" haverá animação musical com Dj`s na Praça da República, e "bailarico" com Nélio Pinto no Largo Conde Ferreira, aonde também pode adquirir a revista oficial e t`shirt das Festas.
"Venha visitar a Moita, de 6 a 15 de Setembro e veja, por si mesmo, a festa rija que as gentes do Tejo prepararam para todos os quantos queiram visitar esta típica localidade piscatória", disse fonte da organização. 

Aposta na prata da casa 
Em tempos de crise profunda, a festa é também "uma lufada de ar fresco para a economia local", diz fonte da comissão de festas que tem um objectivo: "À semelhança do que sucedeu em 2012, se pague a ela própria. Ou seja, todo o investimento efectuado terá o seu retorno".
Com poucos nomes sonantes no cartaz, fonte da comissão das festas, diz que também é muito importante “a aposta na prata da casa” e no “movimento associativo” no envolvimento na organização do evento.
Desde a Tauromaquia, à exibição das típicas embarcações que preenchem de cor as águas do Tejo, dia após dia, estas festas prometem encher de alegria os foliões e os estômagos mais exigentes, com a gastronomia típica e bastante apreciada nesta zona do distrito de Setúbal.

Consulte AQUI o programa da Festa 
Veja AQUI o álbum de fotografias da Festa da Moita em 2012
Notícia relacionada: Moita recebe maior feira taurina do país

Agência de Notícias 

Comentários