Alvalade Medieval está de volta sexta-feira


O “maior evento de todo o Alentejo Litoral de recriação histórica”

Alvalade, freguesia do concelho de Santiago do Cacém, comemora mais uma vez a concessão do Foral, que assinala este ano 502 anos. O evento tem lugar no núcleo histórico de Alvalade, durante este fim de semana e dia 20 de Setembro. Durante estes dias, a vida quotidiana do homem da Idade Média é recriada com todo o rigor, através de um programa que compreende a realização de um cortejo histórico onde estarão representadas todas as classes sociais da época e uma Feira Medieval animada com trovadores, justas medievais, teatro, mostra e exibição de armas, danças medievais, venda de produtos e ainda um restaurante com ementa medieval. Este ano, todas as representações vão ser centradas no imaginário medieval, tais como os medos, o demónio e a bruxaria.


Espírito Medieval é cartaz turístico de Alvalade, em Santiago do Cacém

Alvalade Medieval, marcado este ano pelo mundo das personagens fantásticas do imaginário medieval, pelas personagens grotescas e vis e pela materialização de sonhos e pesadelos e seres fantasiosos e absurdos, realiza-se no próximo fim-de-semana e dia 20 de Setembro em Alvalade, concelho de Santiago do Cacém.
“Esta é uma das festas mais importantes da nossa Freguesia, mas também do nosso concelho devido ao elevado número de visitantes que trás ao concelho, mas também porque é única, feita pela população com o envolvimento de toda a Vila”, disse Rui Madeira, presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, na apresentação do evento, na semana passada.
A 10.ª edição do Alvalade Medieval comemora este ano os 502 anos do Foral Manuelino e conta na edição de 2012 com nova decoração feita por uma equipa de Alvalade. Este ano, a decoração resultou num maior investimento, “mas será usada em edições posteriores”, disse ainda Rui Madeira.
“O voluntariado é a base para se fazer este evento. Realizamos jornadas de trabalho e todos os dias chegam pedidos de pessoas a perguntar se podem ajudar, até pessoas não residentes na Vila de Alvalade”, adiantou o autarca.

Juventude é grande impulsionadora do evento
Feira tem forte componente pedagógica 

A Câmara de Santiago do Cacém, os patrocinadores locais e a bilheteira, são as fontes de receita do Alvalade Medieval, que é, segundo Lénea Machado, da Comissão Organizadora, “auto-sustentável, não dependemos de subsídios e ainda damos oportunidade às instituições, colectividades e clubes da vila de angariarem receitas para desenvolverem actividades ao longo do ano”.
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém considera o evento Alvalade Medieval como o “maior evento de todo o Alentejo Litoral e Baixo Alentejo do ponto de vista da recriação histórica e do património”.
O autarca de Santiago do Cacém adiantou que esta “feira marca toda a diferença em relação às feiras do mesmo género que se realizam um pouco por todo o país”. Adiantou que “é única, porque nasceu do povo e é feita pela população com uma grande componente pedagógica, onde a juventude é a sua grande impulsionadora”.
Vítor Proença transmitiu uma palavra de consideração a toda a população de Alvalade por este evento notável, referindo ainda que “este evento cultural multiplica a população. No ano passado recebeu 17 mil visitantes de todo o país, facto notável e extraordinário”.
Este ano vai haver mais casas de pasto, mais casas de banho e as pessoas que quiserem trajar-se a rigor também o podem fazer. O preço dos bilhetes é o mesmo do ano passado (2 euros na sexta-feira, 3,5 euros no sábado e no domingo, mas existe um bilhete único para os três dias, no valor de 8 euros).
Existem vários pontos altos no programa do Alvalade Medieval, destacando-se o cortejo pelas ruas e praças do burgo com abertura da Feira Medieval. Destaca-se ainda, no sábado, o cortejo régio, cada vez com mais figurantes trajados a rigor. O torneio a cavalo também atrai milhares de visitantes.

Agência de Notícias 

Comentários