Feira de Sant’iago começa amanhã em Setúbal


430 anos a celebrar Setúbal

Com início marcado já para amanhã, sábado dia 21, a Feira de Sant’iago é uma vez mais esperada por comerciantes, visitantes e habitantes da cidade de Setúbal. O tema deste ano é “O Mercado do Livramento – 136 anos de histórias e tradições”. Os setubalenses mais tradicionalistas não “perdoam” a deslocação da Feira para as Manteigadas, outros acham positiva a deslocação. Seja como for, ninguém passa sem a principal festa da cidade. E num ano de crise, o cartaz é fortíssimo. A brasileira Vanessa da Mata abre os grandes concertos. E pelo palco principal também passam, entre outros, Aurea, Boss AC, David Fonseca, Luísa Sobral, Janita Salomé, Carminho, José Cid e Toy.


Feira de Sant'iago abre amanhã portas

Considerada a mais antiga feira a sul do país, a Feira de Sant’iago celebra este ano 430 anos. De 21 de Julho a 5 de Agosto, a Câmara de Setúbal e a Parque Sant’iago promovem um certame que oferece qualidade, variedade e novos espaços aos visitantes do recinto, assim como um programa de espectáculos bastante ambicioso. "O Mercado do Livramento – 136 anos de Histórias e Tradições" é o tema da feira deste ano que, para além de comemorar o restauro do edifício, presta uma homenagem às cinco pessoas que morreram tragicamente nessas mesmas obras de restauro.
A aposta num cartaz forte com artistas nacionais foi também destacada por Maria das Dores Meira, presidente da autarquia, frisando que a “Feira de Sant’Iago mantém a vitalidade de sempre”, com um orçamento mais reduzido, apontando a uma poupança de 100 mil euros em relação à edição de 2011, na qual o investimento se cifrou em cerca de 400 mil euros, o que corresponde a uma redução de 25 por cento.
“A Feira de Sant’Iago é o espelho da nossa cidade, uma cidade que se afirma há séculos como uma das mais importantes urbes do País, na qual sabemos que ainda muito há para construir”, vincou a autarca.
O Mercado do Livramento, “ex-líbris comercial de Setúbal”, frisou, é o tema central desta edição da Feira de Sant’Iago, com uma retrospetiva da história do espaço e “uma homenagem aos cinco trabalhadores falecidos num trágico acidente” durante as obras de modernização do edifício.
“Mercado do Livramento – 136 anos de tradições e memórias” conta com uma exposição fotográfica com antigos comerciantes daquele espaço comercial, além de um registo documental que explica a história do equipamento, numa mostra organizada com o apoio da Associação de Comerciantes do Mercado do Livramento.

Os cabeças de cartaz
Vanessa da Mata abre amanhã à noite o programa musical da feira 
A cantora brasileira Vanessa da Mata abre a Feira de Santiago 2012, que decorre de até 05 de agosto nas Manteigadas. David Fonseca, Áurea, Boss AC, Carminho, Luísa Sobral e José Cid são outros nomes que fazem o cartaz musical da maior feira da margem sul do Tejo.
No pavilhão da Câmara Municipal de Setúbal estará patente uma exposição sobre a história e tradições do Mercado do Livramento, uma infraestrutura situada na avenida Luísa Todi que foi sujeita a obras de remodelação e beneficiação, agora praticamente concluídas.
A feira de Santiago foi transferida há alguns anos para a zona das Manteigadas devido aos constrangimentos no trânsito e aos incómodos que provocava aos moradores da avenida Luísa Todi.
“Esta é a festa de eleição da cidade, um certame renovado a cada edição, em constante crescimento e na qual os setubalenses e visitantes acreditam”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na apresentação do programa.


Feira com menos ruido
Contudo, os moradores das Manteigadas também já se mostram incomodados com o trânsito e com o ruído provocado pelo certame.
Para minimizar o problema, a Câmara de Setúbal decidiu impor algumas limitações no acesso de viaturas dos visitantes às ruas da Cooperativa de Habitação e Construção Económica de Manteigadas, próximas do recinto da feira, bem como a instalação de controladores de som em cada diversão.
Segundo a autarquia, estes aparelhos "fazem a monitorização do volume sonoro debitado pelos equipamentos de diversão, desativando temporariamente as aparelhagens de som sempre que os níveis ultrapassem os limites permitidos por lei".

Arranque musical já esta noite
Aurea passa por Setúbal no domingo para um concerto

A inauguração da Feira de Santiago só terá lugar no sábado à noite, mas as iniciativas culturais começam já esta noite com um concerto pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, no auditório José Afonso.
Trata-se de um concerto integrado no Festival Grande Orquestra de verão, de âmbito nacional, um projeto que tem como principal objetivo aproximar a música sinfónica do público e que é dirigido pelo maestro António Vitorino de Almeida.
Espetáculos de jazz nos principais jardins da cidade, dança, teatro e exposições são outras iniciativas culturais que integram o programa da Feira de Santiago 2012, tal como a travessia da 'Baía do Sado a Nado', uma prova não federada com a distância de 2,3 quilómetros, aberta a participantes dos 18 aos 70 anos.

Zeca Afonso lembrando
Os 25 anos da morte de Zeca Afonso são também alvo de homenagem da Feira de Sant’Iago, com a realização de dois espetáculos musicais dedicados ao artista, um com Janita Salomé e a Filarmónica de Idanha-a-Nova, outro com uma banda setubalense de tributo ao cantor.
A existência de um só palco, designado de Amarsul, no recinto é uma das novidades da edição deste ano, onde não faltam tasquinhas, divertimentos, artesanato e stands institucionais e um espaço dinamizado pelos ginásios do Concelho, com demonstrações de atividades, todos os dias, ao final da tarde.
O certame funciona de domingo a quinta-feira das 14 à uma da manhã. À sexta e ao sábado está aberto das 14 às duas da manhã.
Mais informações em http://www.feirasantiago.org/ 

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários