Desastre nos exames nacionais



Nuno Crato insatisfeito com resultados dos exames

O ministro da Educação, Nuno Crato, assumiu esta segunda-feira estar insatisfeito com os resultados dos exames nacionais, insistindo em mais trabalho para melhorar a educação dos jovens em Portugal. As médias totais dos exames finais de Português, e Matemática, do 12.º ano, são negativas. Às mesmas disciplinas escaparam os alunos do Básico, com uma média positiva, mas que não passa do suficiente.


Média dos exames nacionais voltam a ser negativos 

"Os resultados não são satisfatórios, temos de fazer muito melhor", disse o ministro aos jornalistas, quando questionado sobre os resultados das provas de final de ciclo (6.º ano) e dos exames do 9.º ano e do Ensino Secundário, afixados esta segunda-feira nas escolas.
Segundo o ministro, apesar de ter havido este ano "ligeiras melhorias" no 9.º ano e "umas ligeiras descidas" no Secundário, os resultados não podem contentar o Ministério da Educação.
"Temos de fazer muito mais pela educação dos jovens portugueses e os resultados das provas e dos exames que agora saíram são apenas indicações. Isto indica que há muito trabalho a fazer", afirmou no final de uma cerimónia evocativa dos 25 anos do Conselho Nacional de Educação.
Nuno Crato exemplificou que no próximo ano será feito "algo mais no 4.º ano de escolaridade: "Vamos ter provas finais, que são antecipadas. Vão ser feitas no início do 3.º período e permitem depois uma maior recuperação".
O ministro classificou os exames como "um pormenor" em todo o sistema, embora importante, pois permitem saber qual é o estado do ensino "para o melhorar".
O ministro defendeu que as metas curriculares que apresentou recentemente para consulta pública são um "passo decisivo" para melhorar os resultados do trabalho de professores e alunos, uma vez que se destinam a clarificar os objetivos a atingir em cada ano.

Negas a Matemática, Português, Física e Química e Biologia
As médias totais dos exames finais de Português, e Matemática, do 12.º ano, são negativas. Às mesmas disciplinas escaparam os alunos do Básico, com uma média positiva, mas que não passa do suficiente.
A média total do exame final de Português do 120 ano ficou-se pelos 9,5 valores, tendo subido relativamente ao ano passado (8,9). Baixam esta média os alunos externos, isto é, aqueles que, por exemplo, anularam a disciplina e só foram a exame. Se contabilizássemos apenas os alunos internos (aqueles que levaram a disciplina até ao fim do ano), a média seria positiva, com 10,4 valores.
O mesmo se verifica com Matemática do 120 ano. A média total é de 8,7 valores, tendo baixado relativamente ao ano passado (9,2). Também aqui os alunos externos baixaram a média nacional e de uma forma significativa. Se contássemos apenas os alunos internos, a média seria 10,4 valores.
Ainda no Secundário destacam-se Biologia e Geologia; Física e Química A, e Filosofia. Todos com médias totais negativas. A média de Biologia e Geologia desceu de 10,7 no ano passado para 9,3 este ano; e a de Física e Química A desceu de 9,9 para 7,5 valores. A média total de Filosofia, um exame que não se realizava desde 2007, ficou-se pelos 7,8 valores.
Outras disciplinas foram sujeitas a exame final (num total de 25) e aquelas com média nacional positiva oscilaram, na sua maioria, entre os 10 e os 12 valores. Nesta primeira fase, informou o Ministério de Educação e Ciência, houve 362.414 inscrições, tendo sido realizadas 324.048 provas, o que corresponde a cerca de 90 por cento das inscrições. Recorde-se que pela primeira vez, a primeira fase dos exames nacionais foi obrigatória.

Básico consegue positiva
Básico consegue positiva mas Ministro quer mais resultados 

Os alunos do Ensino Básico registaram melhores médias nacionais. A média total do exame final de Língua Portuguesa e de Matemática do 9.º ano foi, em ambas, de 53 por cento.
Destaca-se uma subida percentual de 10 pontos em relação ao ano passado, no caso da disciplina de Matemática.
E mais uma vez os alunos externos baixaram a média dos exames nacionais. Neste caso, e em ambas as disciplinas, se contássemos apenas os alunos internos, teríamos uma média de 54 por cento. No 9.º ano o número de provas realizadas foi de 92.976 a Língua Portuguesa, e 93.599 na disciplina de Matemática.
Nos exames finais do 6.º ano, realizados pela primeira vez , a média total em Língua Portuguesa foi de 59 por cento e em Matemática foi de 54. Realizaram as Provas Finais de Língua Portuguesa e de Matemática, do 6.º ano, 111.767 e 112.631 alunos, respetivamente.

Agência de Notícias 

Comentários