Cacilhas com um pé na rua


410 mil euros para dar nova vida a Cacilhas

 Durante os três meses de verão, sempre ao fim de semana, há oficinas de dança tradicional, concertos de música moderna e outras surpresas na Rua Cândido dos Reis em Cacilhas, Almada. A rua foi devolvida à cidade, depois de alguns anos de obras profundas, e passa a ser só para peões. Quem lá vive gostou da obra. 

Cândido dos Reis é agora totalmente para peões e para iniciativas de rua

Começaram as animações na rua Cândido dos Reis, em Cacilhas, que nos trazem de volta a esta artéria histórica, agora pedonalizada. Depois de profundas obras de requalificação, que permitiram a substituição de todas as infraestruturas no subsolo, “a Cândido dos Reis oferece-se como um espaço de qualidade, repleto de esplanadas, onde as pessoas vão poder usufruir de atividades culturais e de lazer, sempre ao fim de semana”, disse fonte da Câmara de Almada. 
As animações de rua estendem-se até ao fim do mês de setembro, às sextas e sábados, a partir das 19h. Oficinas de dança tradicional, agrupamentos de sopros, danças de salão e concertos com bandas de música moderna, são algumas das propostas da programação, que aposta em atividades informais e descontraídas e em interação com o público.

   
Câmara investe 410 mil euros
A rua apresenta uma calçada artística simulando ondas, contendo também imagens dos antigos barcos que aportavam ao cais de Cacilhas e de golfinhos, cuja presença no Tejo ainda permanece na memória da população.
Para facilitar a circulação de pessoas com mobilidade reduzida, há um lajedo de granito longitudinal com 1,5m de largura, ao longo de toda a artéria. As obras foram ainda o pretexto para renovar todas as infraestruturas no subsolo, ao nível de saneamento básico, ligações de gás, eletricidade, entre outras.
O investimento total da obra ascendeu a 715 mil euros, cerca de 305 mil euros suportados por verbas comunitárias (QREN) e 410 mil euros pelo Município de Almada.
  
  
Primeira ARU do País
Aproveitando a nova legislação que possibilita a criação de Áreas de Reabilitação Urbana (ARU), a CMA avançou para a constituição da ARU de Cacilhas, a primeira freguesia do país a beneficiar deste programa de incentivo. O objetivo é devolver o espaço urbano às pessoas e às suas funções de zona comercial e lazer, de encontro e convívio, contribuindo para o bem estar e melhoria da qualidade de vida de residentes, visitantes e de quem aqui trabalha.
Conheça o programa completo

Agência de Notícias 

Comentários