Ativismo social global em debate no Seixal


Jovens de todo o mundo estão no Seixal


O Seixal recebe entre 27 de junho e 5 de julho, na Quinta Valenciana, a ação de formação “Between 2 Margins - Training course on Social Activism in EuroMed”.

Jovens de todo o mundo aprendem ativismo social no Seixal 

Esta formação, organizada pela Associação RATO com o apoio da Câmara do Seixal, conta com a participação de países como Portugal, Espanha, Itália, Roménia, Grécia, Jordânia, Egipto e Palestina. Participam também dirigentes de Associações Juvenis do concelho do Seixal, bem como técnicos do Gabinete de Juventude.
Trata-se de uma ação de formação que visa abordar as formas de ativismo social que levaram às mudanças políticas em países como a Tunísia ou o Egipto, mas também nos protestos que se assistem nos países da União Europeia. 

Esta ação de formação tem os seguintes objetivos:
Fomentar a cooperação entre organizações juvenis no âmbito da região euro mediterrânica e no âmbito dos Programas Juventude em Acção e Euromed;
Partilhar práticas no domínio da participação juvenil e da cidadania ativa entre organizações juvenis na região euro mediterrânica, no âmbito da rede volatin.eu;
Disseminar ferramentas/atividades no domínio do ativismo social para a promoção do empoderamento juvenil nos processos políticos e sociais na região euro mediterrânica.

Resultados na wiki global
Como resultado desta ação de formação, de acordo com a Associação Rato, os participantes irão “criar um conjunto de ferramentas e/ou atividades neste domínio que possam ser implementadas ou adaptadas por outras organizações ou grupos de cidadãos. Os resultados deste projeto estarão disponíveis no sítio wiki do projeto que, por sua vez, estarão traduzidos nas diferentes línguas das organizações parceiras do projeto, para além da língua inglesa”.
Este wiki estará alojado no servidor web da Rato - ADCC, estando aberto a outros contributos futuros dos participantes, depois do fim do projeto. “Pretende-se que a utilização desta tipologia de sítios na Internet (wikis) possa ser abordada depois pelos participantes e organizações em outros projetos ou iniciativas - potenciando, por um lado, a aprendizagem adquirida no curso, por outro, as metodologias de disseminação de resultados.  

Agência de Notícias 

Comentários