Rancho das Praias do Sado procura apoios


Grupo quer ir a festival internacional em França

Deixando a garantia de organizar, dentro de um mês, a 36.ª edição do Festival Nacional de Folclore de Setúbal, o Rancho Folclórico de Praias do Sado sensibiliza as autoridades para uma colaboração financeira na deslocação da sua comitiva a um festival internacional, em França.

 Rancho Folclórico de Praias do Sado quer ir a França

O Rancho Folclórico de Praias do Sado está a envidar esforços para conseguir alguns apoios, com o objectivo de poder participar no Festival Internacional de Folclore Internacional de Mercuria, França, agendado para os dias 20, 21 e 22 de Julho.
A comitiva sadina, composta por quatro dezenas de dançarinos, viajará em autocarro próprio, precisando para tal de apoios financeiros para fazer face às despesas inerentes a esta deslocação a França.
Acácio Guerreiro, o responsável pelo Rancho das Praias, citado pelo jornal “O Setubalense” disse que “estão sendo contactadas entidades, tais como autarquias locais e Câmara Municipal. Há boas perspectivas, mas garantias por enquanto ainda não temos”, defendendo a importância de participação desta nossa região em festivais europeus.
“Seremos os representantes portugueses naquele festival, participado também pela França (anfitriã), Costa Rica e Polónia,” sublinhando o responsável que “também assumimos uma missão de divulgação desta nossa região e, para além das danças e cantares, promovemos também o nosso vinho moscatel e artesanato, numa banca montada no recinto do certame,” elucida.

Festival a 30 de Junho em Setúbal
Aliás, o Argenton-Sur-Creuse, rancho folclórico francês promotor do festival a realizar-se em Julho, já garantiu a sua participação no Verão de 2013, no anual festival de folclore de Setúbal, promovido precisamente pelo Rancho Folclórico de Praias do Sado.
Já este Verão, concretamente na noite de dia 30 de Junho, de novo no auditório José Afonso, o Rancho Folclórico de Praias do Sado vai levar por diante a 36.ª edição do Festival Nacional de Folclore de Setúbal.
Os ranchos participantes já são conhecidos. Para além do grupo anfitrião (Praias do Sado), o certame contará com a participação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Lanheses (Minho); Rancho Folclórico Vilar do Paraíso (Douro Litoral); Grupo de Danças e Cantares de Vendas Novas (Alto Alentejo) e Grupo Folclórico de Faro (Algarve).
Para os responsáveis do Rancho de Praias de Sado, “é um orgulho continuarmos a realizar esta que é uma das mais antigas tradições anuais da nossa cidade.” Realizado durante anos noutros espaços da cidade, como o largo de Jesus, o festival folclórico setubalense tem vindo a realizar-se no auditório José Afonso.

Agência de Notícias 

Comentários