Hospital do Barreiro já poupa nas ceias dos funcionários


Funcionários montaram mesa no exterior em protesto contra a retirada da ceia


Cerca de 30 funcionários do Hospital do Barreiro montaram na madrugada de sábado uma mesa no exterior com alimentos e bebidas, em protesto contra a decisão da administração em retirar a ceia ao turno da noite dos funcionários de saúde daquele hospital. A administração explica que a suspensão da ceia aconteceu por falta de verba. 

Hospital do Barreiro cortou ceias a funcionários da noite  


“Estamos a protestar contra a retirada da ceia de todos os funcionários. No contexto de austeridade, este é mais um corte salarial, é mais um custo. Acresce ainda que não existem condições para os trabalhadores se alimentarem, pois nem bar nem refeitório estão abertos, estão agora a colocar máquinas de sólidos", disse à Lusa Zuraima Prado, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
No exterior do hospital foi montada uma mesa com sandes, bolos, sumos e café, disponível para todos os funcionários que quisessem comer. A dirigente sindical referiu que a administração do Centro Hospitalar pode encontrar outras soluções para cortar nas despesas, que não passem por retirar "condições aos profissionais de saúde".
Outra das questões que motivou o protesto foi a mudança de horários aos auxiliares de ação médica definida pela administração, em relação aos trabalhadores que prestam serviço no turno da tarde.
"Já tivemos uma reunião com o Conselho Administração que não foi hostil a um possível acordo para que os horários regressem ao que eram anteriormente. Não temos garantias, mas existe abertura da administração para analisar uma proposta nossa", defendeu a dirigente sindical Antonieta Oliveira.
A responsável explicou que os funcionários do turno de tarde saíam às 23 horas e que com alteração passaram a sair, desde o início do mês, às 24 horas, o que causa problemas nas deslocações.
"Temos trabalhadores que são de longe e que não têm transportes para irem para casa com esta mudança de horário", acrescentou.

Hospital confirma suspensão da ceia

Fonte oficial do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo confirmou a decisão da retirada da ceia, que entrou em vigor a 20 de fevereiro. "Esta decisão foi tomada face à necessidade de cumprir os compromissos assumidos no âmbito do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro, em que foi solicitado ao CHBM a redução global da despesa de forma a fazer face à atual disponibilidade financeira", refere a administração em nota à comunicação social.
A mesma fonte explicou que o horário dos assistentes operacionais foi alterado de acordo com a legislação em vigor e as orientações veiculadas pela Autoridade para as Condições de Trabalho. "Esta matéria foi objeto de análise em reunião realizada com a delegação local do Sindicato da Função Pública, encontrando-se em estudo uma hipótese de solução que permita a melhor adequação dos horários às necessidades dos profissionais, designadamente que resolva os problemas associados ao transporte", conclui a nota do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo.

Agência de Notícias 

Comentários