PCP denunciou hoje

Garcia da Horta “deu orientações para 17 altas por dia”

O PCP denunciou hoje que o Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, deu orientações para que sejam emitidas 17 altas por dia em diversas especialidades, questionando o governo sobre esta situação.

PCP diz que Hospital quer 17 altas por dia


“O Hospital Garcia de Orta deu orientações para serem emitidas 17 altas por dia, que permitam, segundo a Administração, a disponibilização de pelo menos 15 por cento da lotação total, tendo em conta os doentes admitidos para internamento no serviço de urgência”, refere o PCP em comunicado.
O PCP refere que teve acesso à uma circular da administração do Garcia de Horta que define que as 17 altas por dia são distribuídas da seguinte forma: 10 para o serviço de medicina, uma para o serviço de pneumologia, uma para o serviço de gastrenterologia, uma para o de nefrologia, duas para neurologia, uma para oncologia e uma para o serviço de cardiologia.
“Deu instruções para os profissionais passarem altas compulsivas. Não importa se os doentes estão em condições de saúde que permitam ter alta ou não, o que importa é que sejam dadas as altas. Infelizmente, não faltam exemplos de doentes que tiveram alta e ao fim de dois ou três dias são novamente internados”, acrescenta o documento.
O PCP diz ainda que, no caso de falências das medidas, os doentes serão transferidos em macas para os respectivos serviços, até ao cumprimento da atribuição de altas definidas.
“Mais uma vez a realidade confirma a necessidade urgente da construção do Hospital no concelho do Seixal para melhorar o acesso dos utentes dos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra aos cuidados hospitalares”, salienta.
No mesmo documento, o PCP refere que já questionou o Ministério da Saúde para obter esclarecimentos sobre esta situação.
Do Hospital Garcia de Orta, mas até ao momento não foi possível obter mais esclarecimentos.

Agência de Notícias 

Comentários