Transportes em discussão no Barreiro

População convidada a reflectir sobre transportes no Barreiro

O  Barreiro convida a população – principalmente os mais jovens – a reflectir sobre o futuro dos transportes urbanos na cidade. Em marcha está um plano que prevê a redução de transportes urbanos na cidade (serviço prestado pelos Transportes Colectivos do Barreiro) e alteração de tarifas. Uma medida “inevitável” , de acordo com a autarquia. A reunião é dia 11 de  janeiro, no Auditório da Biblioteca Municipal. Em paralelo, a Câmara do Barreiro (em conjunto com outros quatro municípios) quer saber a opinião dos munícipes em relação à mobilidade.

Urbanas do Barreiro podem perder carreiras e aumentar preços 


A Câmara Municipal do Barreiro, através dos Transportes Colectivos do Barreiro, convida os estudantes (a frequentar as escolas do Concelho) e respectivos encarregados de educação para uma reunião sobre os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB), no próximo dia 11 de janeiro, pelas 16h00, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.
De salientar que os TCB funcionam há mais de 50 anos e, actualmente, atravessam uma difícil situação financeira. Paralelamente, estão previstas profundas alterações nos transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa. Deste modo, de acordo com a autarquia do Barreiro, “são esperadas modificações também no funcionamento dos TCB, com reduções de oferta, de horários e de muitos outros serviços. Os Passes “4_18” e “Sub23”serão alguns dos temas abordados”.  Uma oportunidade de reflexão sobre o futuro, com os Membros do Conselho de Administração dos TCB.

Inquérito à mobilidade no site da autarquia

No âmbito do Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes (PMTI), a Câmara Municipal do Barreiro convida os munícipes do Concelho a preencher, até ao dia 20 de janeiro, um inquérito on-line para conhecer os hábitos diários de deslocação da população residente.
Para isso, basta aceder ao site oficial da Câmara Municipal do Barreiro - www.cm-barreiro.pt - através do botão/banner (na coluna da esquerda) PMTI e clicar na opção “Participe!”.
Esta consulta online da autarquia do Barreiro irá contribuir para efectuar melhorias a nível de mobilidade no concelho. A iniciativa estende-se ainda aos concelhos de Palmela, Sesimbra, Moita e Seixal.
“Só o conhecimento efectivo das necessidades diárias de deslocação permitirá contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. De salientar que este inquérito pretende, igualmente, conhecer os padrões de mobilidade dos residentes nos concelhos da Moita, Seixal, Palmela e Sesimbra”, diz nota da autarquia barreirense.  
Recorde-se que estes municípios encontram-se a elaborar um Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes que tem como principal objectivo analisar as necessidades, actuais e futuras, de mobilidade da população, propondo medidas que visem melhorar os seus sistemas de mobilidade e transportes.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários