Segurança: Barreiro e Setúbal alvo de operações policiais

PSP faz megaoperações no distrito

A PSP do Barreiro anunciou esta sexta-feira a detenção de dois homens por tráfico de droga e apreendeu 18 placas de haxixe, num valor total de 1804 gramas, e cerca de um quilo e meio de canábis. Na terça-feira, Uma operação de combate à criminalidade, na qual estiveram envolvidos mais de 300 elementos das forças militares e policiais, condicionou todos os acessos à cidade de Setúbal durante quatro horas, naquela que foi uma das maiores operações de fiscalização realizadas em Setúbal nos últimos tempos. 

Acções decorreram em Setúbal e Barreiro


Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública revela ainda que foram igualmente apreendidos um veículo automóvel ligeiro de passageiros, duas notas falsas de 100 dólares dos Estados Unidos, três telemóveis e um computador portátil.
Segundo a polícia, os arguidos foram detidos no âmbito de uma investigação em curso na Esquadra de Investigação Criminal da Divisão do Barreiro quando regressavam do Algarve com o produto estupefaciente. O objetivo seria depois distribuir o produto para o pequeno tráfego nos concelhos do Barreiro e da Moita.
A viatura onde os detidos circulavam e uma residência foram também alvo de buscas.
Os detidos foram esta sexta-feira presentes no Tribunal Judicial da Comarca da Moita para primeiro interrogatório judicial a fim de lhe serem aplicadas as medidas de coacção.
A PSP acrescenta ainda que, no âmbito do inquérito em curso, outras três detenções já haviam sido efectuadas.

Megaoperação em Setúbal

Dias antes, terça-feira na cidade de Setúbal, a operação ‘Visão Periférica’, levou à detenção de nove pessoas, à identificação de 178, ao fecho de seis estabelecimentos comerciais.
Além das nove detenções, a PSP informou que identificou 178 pessoas, dez com antecedentes criminais, e apreendeu sete viaturas, quatro armas brancas, duas pistolas de alarme, 59 munições e 13 foguetes de sinalização, 672 doses de haxixe, 57 doses de liamba e 740 euros em dinheiro.
Em comunicado da PSP revela que a operação, entre outros objetivos, “incidiu na deteção de armas ilegais, com base no regime da Lei das Armas, decorreu na área urbana e envolvente da cidade, com pontos de fiscalização rodoviária junto às portagens da A12 em Setúbal, bem como nas principais entradas e saídas da cidade”.
Durante a operação, realizada entre as 18 e as 22 horas de terça-feira, foram levantados 172 autos de contraordenação, 19 autos de notícia, cinco autos por consumo de estupefacientes e identificados dois menores (um por ofensas à integridade física a agente de autoridade e outro por posse de estupefacientes).
De acordo com o comunicado da PSP, foram fiscalizados 1.441 condutores, tendo 462 sido submetidos ao teste de alcoolemia. Foram ainda controladas por radar um total de 4.616 viaturas, 48 das quais em excesso de velocidade, naquela que terá sido uma das maiores operações do género realizadas em Setúbal.
Participaram nesta operação 199 militares da GNR e 127 agentes da PSP, incluindo alguns elementos de equipas cinotécnicas, nove inspectores da PJ, quatro do SEF, dez da ASAE, 16 da Autoridade Tributária e Aduaneira e quatro da Autoridade para as Condições do Trabalho.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários