Pela Política... Alcácer do Sal aprova orçamento

Alcácer do Sal aposta no investimento urbano

As obras do programa de Regeneração Urbana de Alcácer do Sal (RUAS), num investimento de 3,1 milhões de euros, são a principal aposta do município no orçamento para este ano, que ascende a 23,8 milhões de euros. Orçamento passou com os votos positivos do PS e PSD, a abstenção da CDU e só o BE achou o orçamento “reprovável”.

Parte do Orçamento vai para a requalificação urbana 

O orçamento, já aprovado pela Assembleia Municipal, com os votos favoráveis do PS e do PSD, a abstenção da CDU e o voto contra do Bloco de Esquerda, representa um decréscimo de cerca de dois milhões de euros, em comparação com o orçamento de 2011, segundo explicou o município.
No entanto, realça a autarquia, estão consignados mais de 9,3 milhões de euros em despesas de capital (investimento), dos quais 3,1 milhões dizem respeito aos dois projectos do programa RUAS, para aplicar este ano.
A primeira grande intervenção deste programa, que arrancou em Novembro passado tem um custo de cerca de 700 mil euros, envolve obras de requalificação no Largo dos Açougues, na zona alta da cidade, junto ao castelo.
A empreitada pretende dar melhores condições aos habitantes daquela zona, nomeadamente em termos de qualidade da fibra óptica, dos telefones, da electricidade e dos esgotos.

“Alcacer do Sal ficará mais bonita”

Também no âmbito do RUAS, num investimento que ronda os 2,3 milhões de euros, vai ser requalificada a avenida marginal de Alcácer do Sal para permitir encaminhar os esgotos para tratamento, acabando com descargas para o rio Sado.
As obras abrangem toda a frente ribeirinha da cidade e envolvem também a reformulação dos espaços públicos e das infraestruturas, nomeadamente de abastecimento de água e saneamento, a criação de espaços verdes e de estacionamento ou novos edifícios.
Outro dos projectos em destaque no orçamento para este ano da Câmara de Alcácer do Sal é a obra do Centro de Educação Pré-Escolar – Escola do Morgadinho, que prevê cerca de 713 mil euros de investimento.
De acordo com o município, o orçamento é “a aposta possível e responsável no futuro” do concelho, tendo em conta que se prevê que este ano seja “difícil”.
Nas despesas correntes, estão previstos 6,2 milhões nas despesas com pessoal (menos 800 mil euros do que em 2011) e 1,4 milhões nas despesas fixas de funcionamento (menos 300 mil euros).
“Embora apostando numa redução de custos, a Câmara de Alcácer do Sal entendeu manter os valores de 2011 dos protocolos de delegação de competências com as juntas de freguesia do concelho”, justifica a autarquia alentejana.

Agência de Notícias 

Comentários