Desporto: Tem hoje inicio mais uma temporada dos Jogos do Sado


Festa do Desporto arranca hoje em Setúbal

A décima edição dos Jogos do Sado, iniciativa com perto de trinta eventos desportivos que a Câmara de Setúbal promove até Setembro, arranca oficialmente esta tarde [às 17 horas] com a Cerimónia de Abertura, no Pavilhão Antoine Velge, no Estádio do Bonfim. Edição que fica marcada, segundo a presidente da autarquia de Setúbal, por cortes orçamentais mas que, por outro lado, a autarquia promete “fazer mais com menos dinheiro”.



10ª edição dos Jogos do Sado prolonga-se até setembro 


A décima edição dos Jogos do Sado surge num panorama de crise económica e social que vai afetar principalmente a promoção e a publicidade dos cerca de 30 eventos em catorze modalidades desde fevereiro até setembro. Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, afirma que “as escolas vão dar uma contribuição muito grande à organização das provas, mas a promoção dos eventos depende sempre de verbas que a autarquia não tem, nos dias de hoje, disponíveis”.
“As limitações impostas pelos enormes golpes que a câmara tem sofrido nas verbas destinadas a proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes” fazem Maria das Dores Meira “não baixar os braços, mas ir mais longe e fazer mais com menos dinheiro”. A presidente da edilidade setubalense acredita que os Jogos do Sado têm outro sentido senão a “dinamização da atividade desportiva no concelho”.
A presidente explica que “o turismo e a economia da região vão sair beneficiados com os Jogos do Sado que promove desde passeios pedestres até provas técnicas com elevada competitividade e reconhecimento internacional”, como a prova internacional de natação de águas abertas de apuramento para os Jogos Olímpicos de 2012, a realizar-se nos dias 9 e 10 de junho. “No décimo aniversário dos Jogos do Sado, o crescimento e o desenvolvimento para novas modalidades” são destacados pela presidente da câmara.

Desporto adaptado é aposta da organização

O desporto adaptado na modalidade de boccia no dia 18 de abril é “um sinal do crescimento e diferenciação desta edição dos Jogos do Sados”, afirma José Pereira, chefe de divisão de desporto da autarquia setubalense, adiantando que a recuperação da regata de banheiras no dia 15 de setembro em pleno rio Sado vai ter “um carácter lúdico bastante atrativo para os setubalenses”. Maria das Dores Meira considera ainda que a parceria entre a autarquia e as Águas do Sado contribui favoravelmente para “o aumento da qualidade desportiva dos Jogos do Sado desde a primeira edição e que faz com que a cidade de Setúbal se abra para o mundo”.
Além do boccia, as modalidades em competição na décima edição dos Jogos do Sado são o andebol, o atletismo, o basquetebol, o btt, a canoagem, onde destaca-se o troféu Kaiak mar no próximo dia dois de junho, a ginástica, a natação, o nautimodelismo, a patinagem artística, a pesca, a vela, o voleibol e o pedestrianismo, com a realização de um passeio de 42 quilómetros no dia 28 de abril entre os “três castelos” de Sesimbra, Palmela e Setúbal.

Jogos arrancam hoje 

O desfile da bandeira dos Jogos do Sado, com a coreografia de uma patinadora do Clube Naval Setubalense, dá início às atividades, seguindo-se um esquema de patinagem de grupo pelo Clube Patinagem do Sado.
A cerimónia inclui atuações da Academia de Dança Contemporânea e do Coral Infantil de Setúbal e exibições das classes de ginástica de tumbling e duplo minitrampolim da Vitória Futebol Clube.
O evento conta ainda com dois desfiles, um com modelos, numa coreografia das modalidades presentes nesta edição dos Jogos do Sado, outro com atletas de clubes parceiros deste projeto da Autarquia, acompanhados de uma patinadora com o respetivo estandarte.
Posteriormente ao desfile e hastear do estandarte dos 10.os Jogos do Sado, é feita a declaração de abertura.
Os Jogos do Sado, organizados desde a primeira edição com o patrocínio da Águas do Sado, envolvem o movimento associativo do Concelho, contando, nesta edição, com a parceria de 17 instituições de Setúbal que, direta ou indiretamente, promovem com regularidade atividades desportivas.


Agência de Notícias

Comentários