Desporto: Jogos do Sado decorrem até setembro

Jogos do Sado abriram oficialmente

A vertente eclética dos Jogos do Sado ficou patente na cerimónia de abertura da décima edição do evento, realizada no dia 21, no Pavilhão Antoine Velge. Muita assistência e um punhado de jovens interessados em fazer do evento uma festa do Desporto. “Em Setúbal há futuro”, dizia a presidente de Câmara. E este pode ser o mote dos jogos deste ano que continuam por toda a cidade até ao final do verão. a primeira prova  a doer tem lugar a 18 de fevereiro.

Pavilhão do Vitória recebeu cerimónia de abertura 


Centenas de pessoas deram as boas-vindas aos atletas e representantes de associações, coletividades e clubes que participam na décima edição dos Jogos do Sado, com perto de 30 eventos desportivos a realizar até setembro.
A presidente da Câmara de Setúbal, cidade onde se realizam os jogos, Maria das Dores Meira, declarou oficialmente aberta a prova municipal, salientando a importância do evento na promoção desportiva.
“Ao longo destes dez anos demos oportunidade a jovens atletas de praticar as mais variadas modalidades desportivas, desfrutando dos melhores equipamentos e condições naturais que Setúbal tem para oferecer”, destacou a autarca.
Maria das Dores Meira reforçou que os Jogos do Sado apostam tanto na vertente de desporto escolar como em competições profissionais de alto rendimento que contam com a presença de atletas nacionais e internacionais.
O desfile da bandeira dos Jogos do Sado, com a coreografia de uma patinadora do Clube Naval Setubalense, deu início às atividades da tarde, arrancando os primeiros aplausos das centenas de pessoas presentes no Pavilhão Antoine Velge.

“Em Setúbal há futuro”

Um esquema de patinagem de grupo pelo Clube Patinagem do Sado fez também parte do programa da cerimónia de abertura, que incluiu atuações da Academia de Dança Contemporânea e do Coral Infantil de Setúbal e exibições das classes de ginástica de tumbling e duplo minitrampolim do Vitória de Setúbal.
O evento contou ainda com um desfile de modelos, coordenado por Ana Sobrinho, representativo das 14 modalidades presentes nesta edição dos Jogos do Sado.
Atletas de associações, coletividades e clubes que participam no evento desportivo desfilaram acompanhados de uma patinadora, que transportava o respetivo estandarte, antecedendo o hastear da bandeira dos Jogos do Sado.
“Os muitos atletas aqui presentes provam que em Setúbal há futuro. Declaro oficialmente aberta a edição de 2012 dos Jogos do Sado”, referiu a presidente da autarquia.

Primeira prova a sério acontece a 18 de fevereiro  
Até setembro há 30 eventos desportivos em toda a cidade


A primeira atividade desportiva dos 10.os Jogos do Sado decorre a 18 de fevereiro, com a realização do Torneio Regional de Remo Indoor, durante todo o dia, no Pavilhão Municipal das Manteigadas. Em fevereiro há ainda o Meeting Escolar de Atletismo, às 10h00, no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal.
Os Jogos do Sado, organizados desde a primeira edição com o patrocínio da Águas do Sado, envolvem o movimento associativo do Concelho, contando, nesta edição, com a parceria de 17 instituições de Setúbal que, direta ou indiretamente, promovem com regularidade atividades desportivas.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários