Concurso de Fado Amador de Setúbal atrai fadistas de todo o país

O Fado atrai mais participantes

O elevado número de inscrições no Concurso de Fado Amador de Setúbal de 2012 levou a organização a criar uma segunda eliminatória, num ano em que o evento conta ainda com a novidade de uma prova infanto-juvenil. O fado, num ano em que é reconhecido como canção do mundo pela UNESCO, ganha assim mais participação. Entre os candidatos a melhor fadista há um belga.

Concurso tem este ano duas eliminatórias 

Encerrado o período de inscrições, durante o qual se apresentaram cerca de trinta fadistas, seguem-se agora, hoje e amanhã, audições de seleção final dos cantores que vão participar no concurso organizado pela Câmara de Setúbal e pela Sociedade Musical Capricho Setubalense.
Entre o grupo de fadistas inscritos encontram-se cantores dos 16 aos 71 anos, oriundos de vários pontos do País, a maioria do centro e do sul. A lista de fadistas a selecionar inclui um cantor belga, atualmente residente em território português.
Ambas as eliminatórias são na Capricho Setubalense, realizando-se a primeira a 4 de fevereiro, às 21h30, e a segunda a 11, às 21 horas. As entradas custam 2,5 euros, com direito a uma bebida no bar da coletividade.
A final, para a qual são apurados seis fadistas, decorre a 25 de fevereiro, às 21h30, também na Capricho, num serão que inclui jantar e uma atuação de bailado da Academia de Dança Contemporânea. As entradas custam 13 euros.





Os prémios

O vencedor do Concurso de Fado Amador de Setúbal recebe um voucher para um fim de semana para duas pessoas no Hotel do Sado e atua na Feira de Sant’Iago, [feira anual em Setúbal] certame que na última edição registou mais de 400 mil visitantes.
A prova atribui ainda o Prémio Especial do Público, com o fadista eleito a integrar igualmente o cartaz cultural da Feira de Sant’Iago. Todos os participantes recebem vouchers de desconto em estadias no Hotel do Sado.


A versão mais jovem da prova conta com participantes dos 10 aos 14 anos


A quarta edição apresenta ainda como novidade o Concurso de Fado Amador Infanto-Juvenil, que decorre num único dia, em paralelo com a segunda eliminatória da versão sénior, realizando-se na primeira parte do serão de 11 de fevereiro.
O Concurso de Fado Amador de Setúbal é organizado com o apoio do Hotel do Sado, do restaurante Passo do Olival, do Coral Luísa Todi e da Academia de Dança Contemporânea.

Paulo Jorge Oliveira 

Comentários