Notícias do Mundo: Do último a entrar em 2011... ao primeiro a festejar 2012

Samoa “corta” um dia no calendário. Passa de 29 para... 31 de Dezembro

Se hoje é dia 29 de Dezembro na ilha de Samoa e no resto do mundo, amanhã será dia 31 em Samoa, mas não no resto do mundo, uma decisão tomada e anunciada pelo primeiro-ministro Tuilaepa Malielegaoi, no passado mês de Abril. Para fazer negócios com a Nova Zelândia e Austrália, estamos a perder dois dias úteis por semana”, disse o primeiro-ministro aquando do anúncio. Samoa passa assim a ser o primeiro país do mundo a ver o nascer do sol, sendo um dos primeiros a dar entrada no ano de 2012, quando antes era conhecido por ser o último país do mundo a ver o por do sol.
Samoa vai ser o primeiro país a entrar no ano de 2012. Antes era o último


O actual fuso horário nas ilhas Samoa foi acordado em 1892. Na altura, a medida foi tomada para acertar o relógio com a Califórnia, na tentativa de favorecer as relações comerciais com os EUA.
Agora, ao suprimir um dia, as ilhas Samoa passarão a estar num fuso horário semelhante ao da Nova Zelândia e Austrália. Até agora, segundo o presidente samoano, o país estaria em desvantagem em relação à Austrália e Nova Zelândia: "Ao fazer negócios com os dois países perdíamos dois dias úteis por semana". “Enquanto é sexta-feira aqui, é sábado na Nova Zelândia e quando estamos na igreja ao domingo, já eles estão a fazer negócios em Sidney ou em Brisbane”, acrescentou Malielegaoi.
Samoa passa assim a ser o primeiro país do mundo a ver o nascer do sol, sendo um dos primeiros a dar entrada no ano de 2012, quando antes era conhecido por ser o último país do mundo a ver o por do sol.
As ilhas Samoa, que estão bastante perto da linha internacional de data, adiantam-se assim um dia e passam a estar três horas à frente Austrália e uma da Nova Zelândia.
A notícia foi dada pelo primeiro-ministro samoano, Tuilaepa Sailele Malielegaoi, e já está a gerar polémica, sobretudo entre os samoanos com negócios no ramo da hotelaria. Até agora, Samoa era o último país a ver o sol a pôr-se e passará, doravante, a ser o primeiro a ver a luz do dia. Esta mudança poderá implicar uma redução da actividade turística.
Ainda assim, alguns comerciantes samoanos olham com agrado para esta medida, salientando a sua importância para os negócios com os parceiros comerciais.
Na ilha de Samoa o dia 30 de Dezembro não vai existir. A ilha, situada entre o Havai e a Nova Zelândia, vai passar directamente de 29 para 31 deste mês. “Que fixe, este ano não faço 30 anos... fico no 29”, contava um habitante local num jornal de Samoa. Afinal, o homem fazia 30 anos a 30 de Dezembro. Suprimido o dia...   
O plano de cortar 24 horas completas foi delineado meticulosamente para não prejudicar os habitantes nem os visitantes, com algumas companhias bancárias a afirmarem que, mesmo não sendo obrigados por lei, vão pagar os juros sobre o dia em falta aos seus clientes.
'O fim do dia de amanhã' vai permitir a Samoa deixar de ser um dos últimos lugares do mundo onde o sol se põe para passar a ser um dos primeiros a dar entrada no ano de 2012.

Paulo Jorge Oliveira

Comentários