Município aposta na formação

Moita quer hortas urbanas com qualidade

Para fazer face às hortas urbanas que têm surgido no município, [muitas delas sem as adequadas condições de higiene e produção], a Moita está a desenvolver um programa municipal de hortas urbanas. O objectivo passa por beneficiar os espaços já existentes e promover uma maior extensão destas hortas.

Câmara quer incentivar hortas urbanas 

“A grande aposta será na requalificação”, explica o presidente da Câmara da Moita, João Lobo. Além disso, o plano estratégico vai continuar a acção da autarquia na promoção da agricultura biológica. “Queremos promover melhores produtos, uma maior sensibilização e uma agricultura biológica”, diz o autarca.
Mas este programa municipal não marca o arranque da preocupação da Moita com as hortas urbanas no concelho. Desde 2002, a autarquia promove acções de formação em boas práticas de produção biológica. Os mini-cursos “Mãos à Horta” reuniram, este ano, 25 formandos.
A acção junto da comunidade escolar tem ainda mais tradição. Desde 2009, que a autarquia ribeirinha põe em prática o projecto “Agricultura Biológica e Compostagem nas Escolas”. Através desta acção, a autarquia promove a criação de hortas escolares e de compostagem de resíduos orgânicos, distribuindo os materiais necessários e contribuindo para a formação de docentes e alunos.

Agência de Notícias 

Comentários