Em Reportagem: Primeira pedra foi lançada hoje

Decathlon investe 30 milhões e vai dar trabalho a mil pessoas, em Setúbal

A importância da atracção de novos investimentos foi destacada pela presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, esta manhã, no lançamento da primeira pedra da construção, em Setúbal, do Centro de Aprovisionamento Logístico da Decathlon e loja. O novo centro logístico da marca vai estar pronto no Outono de 2012 e vai dar trabalho directa e indirectamente a um milhar de pessoas. Um investimento de 30 milhões que, por pouco, não foi para Espanha. 

Maria das Dores Meira assinou primeira pedra, esta manhã 


A Decathlon vai investir cerca de 30 milhões de euros num centro logístico em Setúbal. O futuro espaço, com abertura prevista para Outubro de 2012, “vai criar 420 postos de trabalho directos e 500 indirectos ao longo de três anos”, nas palavras do director-geral da Decathlon, José Fonseca, que esta quarta-feira presidiu à cerimónia de lançamento da primeira pedra do novo empreendimento.
A importância da implementação deste projecto foi evidenciada por José Fonseca, referindo que esta “solução duradoura” permite uma “autonomia logística” que, actualmente, é assegurada por uma unidade em Espanha.
O líder da Decathlon, disse ainda que o projecto constitui “um grande passo no desenvolvimento” da empresa e enalteceu a “acção fundamental da Câmara Municipal de Setúbal” para a materialização do investimento.
A boa cobertura de infra-estruturas rodoviárias e a existência de uma rede ferroviária e a proximidade do porto de Setúbal, factores que facilitam a recepção e expedição de mercadorias, foram decisivas para a instalação da Decathlon na Vale Ana Gomes, em Setúbal.
O novo centro logístico, que terá uma área de 30.000 m2, contará ainda com uma loja de venda ao público, também a construir.
Um projecto que mereceu os elogios do secretário de Estado adjunto da Economia, António Almeida Henriques, também presente na cerimónia, para quem é preciso “criar condições de riqueza e de postos de trabalho no país. É um projecto que vai empregar cerca de 1.000 pessoas que estiveram no desemprego e que encontram agora a sua oportunidade”, diz António Almeida Henriques.

Autarquia de Setúbal aplaude projecto 

Projecto cria cerca de mil postos de trabalho na região 


Também a autarca de Setúbal, Maria das Dores Meira, aplaudiu o projecto, garantindo que “tudo fará para que este centro cumpra o investimento”. De acordo com a presidente de Câmara, “este centro gerador de desenvolvimento é um emblema do posicionamento estratégico da Autarquia de dar todas as condições necessárias ao investimento privado no Concelho”.
Maria das Dores Meira sublinhou que o projecto, com conclusão prevista para Outubro de 2012, “assume uma importância suplementar” num “período de recessão e de crise agravada”, materializando a ideia de que “é com políticas de investimento e de arrojo que se consegue vencer as dificuldades”.
As obras que a Autarquia está a promover resultantes de candidaturas a fundos comunitários no valor global de mais 50 milhões de euros –“investimentos geradores de mais qualidade de vida” que devem estar concluídos em 2012 – foram igualmente destacadas por Maria das Dores Meira.
A presidente da câmara municipal, adiantou ainda que vai investir dois milhões de euros na via P1, que vai ligar o prolongamento da auto-estrada à zona comercial de Montebelo, onde se situará no futuro espaço da Decathlon.

Decathlon pensou em construir em Espanha

O centro logístico da marca de vestuário e material de desporto, inserida na Oxylane, esteve para ser construído em Espanha, devido à demora no licenciamento, que levou quatro anos a ser realizado.
Um prazo demasiado longo, tanto para o responsável da Decathlon, como para o secretário de Estado. Por isso, António Almeida Henriques garantiu que, em 2012, o Executivo tudo fará para levar avante o programa  “licenciamento zero, uma espécie de Via Verde para o investimento”, nas suas palavras, para a simplificar negócios, reduzindo a burocracia e os encargos administrativos.
“Estamos a trabalhar nos diplomas para apresentar no início do ano. Espero que em 2012 Portugal seja associado, quer dentro do país quer no estrangeiro, como um país com menos custos de contexto”, disse o secretário Estado adjunto da Economia.
Esta foi, aliás, uma das críticas de Basílio Horta, ex-presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal –, também presente na cerimónia, que disse que este projecto “é o exemplo do que deve e não deve ser feito. Pois trata-se de investimento de qualidade que podíamos ter perdido por custos de contexto muito elevados”.
Para Basílio Horta, Portugal não pode perder estas oportunidades de investimento estrangeiro, como aconteceu com a Nissan, que abandonou o projecto de produzir baterias para os seus carros eléctricos em Portugal. Algo “muito mau e gravíssimo” para o país.
Já o presidente da AICEP, Pedro Reis, manifestou “a profunda alegria com a implementação deste projecto”, que considera ser “essencial na dinamização da economia local e na criação de empregos e oportunidades na região”.
A Decathlon, da rede Oxylane, está presente com lojas em Portugal desde 1993, possuindo actualmente 22 espaços comerciais. Além disso, a empresa produz e exporta artigos concebidos no País, que são distribuídos para as quase 600 lojas que possui em todo o mundo, actividade iniciada em 2000.



Agência de Notícias 

Comentários