O ontem e o amanhã…

Uma Luz na Austeridade por Ana Esperança
O ontem e o amanhã…

Num mundo e numa cultura de isolamento e egoísmo crescentes, importa lembrar que os jovens de hoje serão os velhos de amanhã… A cultura ocidental desvaloriza e anula a importância dos mais velhos, esquece-os, apaga-os, ignora-os! Mas, ainda há que se lembre da sua existência. Quem perceba que um dia, eles também já foram jovens e trabalharam para que tivéssemos um futuro melhor…

Inúmeras iniciativas de protecção e cuidado aos “nossos velhos”, vão nascendo no nosso país. Recentemente, uma associação de apoio a estudantes do Porto teve uma excelente ideia. Aliou a dificuldade dos estudantes de encontrar um alojamento económico á solidão dos idosos que moram sozinhos. Como? Simples, dando casa para quem estuda e companhia para quem precisa. 
O projecto “Aconchego” baseia-se numa perspectiva intergeracional. Pessoas idosas (mais de 60 anos), a viver sozinhas ou com o cônjuge, no concelho do Porto, disponibilizam gratuitamente um quarto para um estudante da Universidade do Porto, não residente neste concelho. Este compromete-se a fazer companhia nocturna, durante a semana, a quem o acolhe. Esta forma de solidariedade intergeracional permite aos estudantes diminuírem as despesas com o alojamento e, aos idosos, saírem da solidão e viverem com mais segurança.
Todos sabemos que, logo após a licenciatura chega outro drama: a falta de emprego. Pois o que importa é ver sempre o lado bom das coisas e nesse intuito surge o projecto “Rua-a-rua, casa-a-casa”.
 Identificar os idosos que se encontram isolados em Lisboa, fornecendo soluções e ajuda às situações mais urgentes, é o objectivo do programa Inter-Gerações. Promovido pela Santa Casa da Misericórdia, o programa conta com 48 jovens recém-licenciados, em situação de desemprego, que serão remunerados para realizar esta tarefa. O mais importante, neste programa, é fazer um levantamento que seja o mais exaustivo possível, para depois agir e combater de forma adequada a solidão de uma larga faixa da população residente na capital.
Os 48 seleccionados são recém-licenciados, com competências nas áreas do serviço social, psicologia, saúde e sociologia, e foram escolhidos num universo de 800 candidatos. Estas equipas farão a sinalização ao longo de três meses mas, caso seja necessário, o prazo poderá ser estendido até mais tarde. Após receberem formação específica, estão, desde o início do mês, a percorrer as ruas da cidade, distribuídos por oito equipas – duas por cada Direcção de Acção Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). Cada equipa tem ainda um coordenador responsável.
Para a SCML é importante “percorrer rua-a-rua, casa-a-casa” para que as equipas do Programa Inter-Gerações consigam identificar não só os casos de isolamento mas também avaliar, no terreno, os idosos que possam estar em situação de risco em resultado desse mesmo isolamento. Os jovens deverão bater à porta de, pelo menos, 36 mil casas, um número baseado no último censos, cujos dados provisórios indicam que há 35.470 pessoas com mais de 65 anos a viver sozinhas em Lisboa.  
Á semelhança do projecto anterior, este também pretende resolver dois problemas de uma só vez, além de ajudar a combater um problema grave da terceira idade também vai ajudar os mais jovens, uma vez que todos os recém-licenciados serão remunerados.  

Pequena nota: Aprendamos com os nossos velhos, eles são a nossa base, o pilar da sociedade. Lutaram com fome e sem forças, trabalharam, estudaram, venceram e perderam… Qual é a diferença entre eles e nós? Jamais saberemos se chegamos á sua idade com tanto para contar!… 
Beleza nacional: segundo a revista Travelers Digest, os homens lisboetas estão entre os mais bonitos do mundo. "Os portugueses tendem a ser cosmopolitas e bem-educados", avalia a Travelers Digest, que acrescenta que, em Lisboa, os "cavalheiros altos, carismáticos e atléticos poderão causar surpresa com o seu firme conhecimento não só da própria cultura, como da de outras nações".  Ainda segundo a revista, um homem lisboeta – ou qualquer português – apreciaria, certamente, um espectáculo de fado num dos muitos bares do Bairro Alto ou um passeio nostálgico por Alfama, "uma das partes mais prazerosamente preservadas da cidade".
Em qualquer dos casos, conclui a publicação, estes "sedutores latinos serão capazes de fazer os pés dos pares românticos levantarem do chão"…
Com o coração esvoaçante e o olhar no futuro, resta-me desejar a todos os leitores: boa semana e boas notícias! 

 Ana Esperança
Pinhal Novo


Nos dias que correm as palavras de ordem são austeridade, crise e contenção…
Pois bem, caros leitores, é minha intenção nestas breves linhas dar-vos conta das boas notícias de que os canais de televisão não falam e as páginas do jornal apenas mencionam em letras tão pequenas que nem damos por elas. Chamemos-lhe “uma luz na austeridade”.

Comentários