A escola de hoje, ou será a balbúrdia na escola?

Reticências da Sociedade by Ana Sofia Horta
A escola de hoje, ou será a balbúrdia na escola?


No meio das actividades que fui realizando, entre elas no ano lectivo passado, Professora de Actividades de Enriquecimento Curricular, deparei-me em Outubro com quatro turmas de 3º e 4º ano.
Condições de trabalho:
- Proibida de falar com os pais, de enviar recados para casa, apenas comunicar ao professor titular, em relação aos castigos: pouco ou nada a fazer. Problema: nada resulta, a turma funciona de tal forma como grupo que a falta de educação já é a primeira característica de cada turma.
Ok. Eu não tenho autoridade. E os professores titulares?? Não a têm?? Não deveriam explicar aos pais a falta de educação dos filhos na sala de aula? Como andar a por papeis a voar, chamar nomes aos colegas, responderem aos adultos, andarem a rastejar por baixo das mesas, fugirem das aulas, dizerem asneiras??
Para os Pais, por favor envolvam-se e lembrem-se do que influência o comportamento dos vossos filhos: os pares, os Media. Aceitem o que o professor tem para dizer ou o Educador, desde pequeno não deixe passar um mau comportamento, desde os 8 meses eles sabem o que fazem para agradar e desagradar o adulto. Existem tantos castigos, a ida para a cama, a ausência de TV, sem jogos... Puxe pela imaginação, com palmadas não há educação – há o exemplo que se resolve com a mão.
Para os professores, comecem com lanches, com vídeos da turma, deixe que as crianças também o avaliem, e acima de tudo que os pais saibam o que acontece naquelas quatro paredes onde passam o dia.
Existe tanta forma de comunicação, mail, telefone, messenger, caderneta. Os alunos têm que sentir que existe comunicação entre os encarregados de educação e a escola, o professor. Eles têm que sentir que existem “duas autoridades” que trabalham para o mesmo.
Peço desculpa se ofendo alguém mas nas escolas do país não há futuro, não sabem o que são dificuldades, esforçar para atingir metas, os alunos têm tudo feito, e professores às cambalhotas para inventar estratégias, o novo nome para tentar dar aulas.
Junto deixo um resumo do  Decreto-Lei nº 30/2002 de 20 de Dezembro:
Professor titular ou director de turma responsável pelas estratégias para um bom ambiente de turma e aprendizagem, articular a informação com os Pais de forma a combater o insucesso escolar e resolver problemas comportamentais.
Pais, acompanhar activamente a vida escolar do seu educando, participar na vida escolar do seu educando, cooperar com os professores, contribuir para a preservação da disciplina, comparecer na escola quando solicitado ou necessário.




Ana Sofia Silva Horta
Educadora de Infância

Oeiras 


[Escreve todas as terças-feiras na rubrica Reticências da Sociedade]




Outros artigos da autora



Comentários