Terminal do Barreiro em avaliação ambiental no verão

Estudo avalia uma nova localização para os contentores 

O novo projeto do terminal de contentores do Barreiro, que teve de ser revisto, será submetido até ao verão à apreciação da Agência Portuguesa do Ambiente, com uma nova localização e com multiúsos, informou, esta terça-feira, o Governo. "Aquilo que se estima é que até ao verão se possa reiniciar a avaliação de impacto ambiental, isto é, submeter novamente à Agência Portuguesa do Ambiente o novo projeto", disse a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que falava numa audição na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas. 
Terminal não vai ter impacto na zona urbana da cidade 

Após várias críticas à ideia inicial, o projeto do terminal de contentores do Barreiro surge agora com "uma nova configuração física e algumas alterações relativamente à sua operacionalidade", apontou a governante. "Entre as alterações, quero destacar o facto de ser só de contentores e de passar a ser multiúsos, tanto para contentores, como para granéis sólidos e até para automóveis", sublinhou a ministra.
A nova solução, que resulta de reuniões tidas entre as partes envolvidas, implica também uma nova localização, que "não é mais do que deslocar um pouco para montante o terminal e ter uma ligeira rotação para não ser impactante na área nova e urbana do Barreiro", referiu Ana Paula Vitorino.
A seu ver, o novo projeto representa uma "melhoria numa estrutura que é suposto durar 100 anos".
Durante o anterior período de discussão pública do primeiro Estudo de Impacto Ambiental do terminal de contentores do Barreiro diversas entidades, entre elas a Câmara do Barreiro, defenderam que a infraestrutura não poderia prejudicar a marginal do concelho.
A tomada de posição surgiu após várias imagens disponíveis no estudo mostrarem a implementação do terminal no território, em que é possível ver a expansão para a zona da avenida Bento Gonçalves, conhecida como avenida da Praia, a marginal no centro da cidade, afetando a sua vista sobre o rio e sobre Lisboa.
A Administração do Porto de Lisboa acabou por pedir uma nova Avaliação de Impacto Ambiental e a reformulação do projeto do Terminal do Barreiro, depois de críticas apresentadas durante a consulta pública, tendo sido criado um grupo de trabalho.
Ana Paula Vitorino vincou que esta "não é nenhuma situação anómala" e classificou as críticas como "coisas normais neste tipo de infraestruturas".
"Face a isto, foi entendido por todos que se deveria analisar novamente a configuração que tinha sido posta a apreciação [...] e que se deveria retirar o projeto para reanálise", explicou a ministra do Mar.
Ana Paula Vitorino respondia às questões levantadas pelo deputado do PSD Cristóvão Norte, que pediu um ponto de situação sobre o projeto em causa, considerando que esta "é uma história que já vem longa".
A responsável aproveitou também a ocasião para lembrar que o concurso público para a construção da Unidade de Depósito e Transformação de Bivalves no Barreiro, cujo projeto terá um valor global de 1,4 milhões de euros, já foi aberto.
"Vai permitir melhorar substancialmente a economia local e a saúde pública, porque vai permitir tratar bivalves", adiantou.

Agência de Notícias com Lusa
Leia outras notícias do dia em 

Comentários