Sesimbra aproxima estudantes da política local

Assembleia Municipal promoveu eleitos por um dia

"Hoje convidámos os jovens participantes no projeto Eleitos Por um Dia a assistir à Reunião de Câmara, para que possam perceber como funciona", anunciou Francisco Jesus, presidente da Câmara de Sesimbra e um dos autarcas envolvidos neste projeto de cidadania. Durante cinco dias, um grupo de 15 jovens, alunos dos agrupamentos de escolas do concelho de Sesimbra, com idades entre os 13 e os 15 anos, participaram em mais uma edição do Eleitos Por Um Dia e acompanharam um dia de trabalho dos presidentes da Câmara e Assembleia Municipal e das juntas de freguesia do concelho de Sesimbra. Para Odete Graça, presidente da Assembleia Municipal, e a principal dinamizadora deste projeto, o mais importante é "privilegiar o relacionamento entre as instituições públicas e os alunos, e contribuir para a sua formação enquanto cidadãos".

Alunos de Sesimbra acompanham trabalhos dos autarcas 

A presidente da Junta de Freguesia do Castelo, Maria Manuel Gomes, foi outra das anfitriãs do projeto. "É com muito prazer que recebo estes alunos da Quinta do Conde para lhes dar a conhecer uma freguesia com caraterísticas diferentes, e a maior do concelho. Este ano como se assinala o Ano Europeu do Património Cultural considerei importante dar-lhes a conhecer locais e edifícios que fazem parte da identidade cultural do Castelo, assim como as nossas tradições e gastronomia local", sublinhou a autarca do Castelo.
Vítor Antunes, presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde enalteceu também esta ideia. "Aderi a este projeto porque tenho em apreço a mais-valia que o mesmo representa para os jovens do nosso concelho. Também para nós é um dia diferente, que se sente no dever de proporcionar algumas informações sobre o funcionamento deste órgão autárquico e das funções que desempenhamos numa linguagem mais acessível e simples", adiantou o presidente de junta perante os alunos.
Laura Correia, presidente da Junta de Freguesia de Santiago, destacou a importância da proximidade entre eleitos e população, neste caso os jovens. "Penso que é um projeto muito positivo que nos ajuda a transmitir a nossa experiência autárquica e a desmistificar as nossas funções como eleitos numa política, que devemos, de proximidade", garantiu a autarca.

Professores enaltecem projeto 
Micael Veiga, em representação da Escola Básica Integrada da Boa Água, acredita que "são projetos bastante válidos, quer o Eleitos Por um Dia, quer a Assembleia Municipal de Jovens, pois possibilitam um conhecimento mais abrangente sobre o papel dos políticos".
Bárbara Silva, da Escola Navegador Rodrigues Soromenho, enalteceu a relação de proximidade que existe entre os autarcas e a população. "Tinha a ideia de que ficavam grande parte do seu tempo nos escritórios e em reuniões e afinal não. Há uma ligação muito próxima com as pessoas. Os políticos passam pelos locais para as ouvir e tomar notas das suas necessidades".
O Eleitos Por Um Dia começou na quarta-feira, 21 de Fevereiro, dia em que os alunos na Escola Secundária de Sampaio acompanharam o presidente da Câmara de Sesimbra, Francisco Jesus. No mesmo dia, os alunos da Escola Básica Integrada da Boa Água acompanharam a presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, Odete Graça.
Os estudantes da Escola Básica Integrada da Quinta do Conde acompanham, no dia 22, a presidente da Junta de Freguesia de Santiago, Laura Correia, e os da Escola Navegador Rodrigues Soromenho o presidente da Junta da Quinta do Conde, Vítor Antunes. A iniciativa terminou no dia 23, com a presidente da Junta de Freguesia do Castelo, Maria Manuel Gomes.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários