PSD quer que Barreiro invista em equipamentos públicos

Taxas do novo complexo desportivo devem ser canalizadas para clubes do concelho

O vereador do PSD, Bruno Vitorino, defende que metade dos cerca de 400 mil euros em taxas, que a Câmara do Barreiro vai receber pela construção do novo complexo desportivo no terreno do Galitos Futebol Clube, sejam aplicados na requalificação de equipamentos públicos e nos clubes do concelho. Apesar de continuar a querer “esclarecimentos cabais” sobre todo o processo que envolve a construção desta nova infraestrutura, o social-democrata diz que a autarquia deve direcionar uma parte do valor das taxas a serem pagas, pela empresa Supera, para a requalificação de equipamentos desportivos. “Sempre afirmámos que não somos contra o investimento. Queremos sim um processo transparente e que nenhum clube seja descriminado”, recorda o autarca. 
Espanhóis vão investir em equipamentos desportivos no concelho

“No entanto, e uma vez que a opção da Câmara foi o apoio ao Galitos Futebol Clube e sendo este o beneficiado da construção do referido equipamento, parece-nos justo que parte das verbas arrecadadas pela autarquia sirvam para investir na recuperação de património edificado ou de equipamentos desportivos dos clubes e coletividades do concelho, bem como de alguns espaços públicos para a prática desportiva”, afirma Bruno Vitorino.
Na proposta que apresentou esta quarta-feira em sessão de Câmara, Bruno Vitorino defende que essa verba se destine a apoiar o Grupo Desportivo Ferroviários para a aquisição e instalação de um pontão para o acesso das embarcações ao rio; o Futebol Clube Barreirense para a instalação de iluminação LED nos campos da Verderena e na academia, bem como na beneficiação do parque desportivo de formação/academia (recuperação dos sintéticos e espaços envolventes); o Grupo Desportivo Fabril para a aquisição do sintético para o futebol e na pavimentação de toda a zona exterior do complexo desportivo e o Sporting Clube Lavradiense na substituição do telhado da sede do clube, que contém amianto.
Ao nível dos equipamentos públicos desportivos, a proposta incide sobre o arranjo do polidesportivo da Quinta dos Fidalguinhos e na transformação de um court de ténis em 2 courts de padel no Parque da Cidade.
"Esta proposta, a ser aprovada, permite dar um impulso muito significativo na recuperação das infraestruturas desportivas do concelho, construindo assim um caminho para tornar o Barreiro uma cidade desportiva", conclui o autarca social-democrata.

Supera investe sete milhões em equipamentos desportivos 
A Câmara do Barreiro assinou, no início de Fevereiro, um protocolo com a empresa espanhola Supera, responsável pela gestão desportiva de algumas piscinas em Lisboa, o que representa um investimento de mais de sete milhões de euros e a criação de 50 postos de trabalho. O projeto prevê duas piscinas (interior e exterior), ginásio, SPA e Pavilhão de Basquetebol. O valor médio, por família, para usufruto do complexo desportivo será de 49 euros. Este é o primeiro investimento desta empresa a sul do Tejo. A construção do novo aeroporto no distrito de Setúbal, a edificação de novas ligações rodoviárias, a localização do território do Barreiro é central na área metropolitana de Lisboa com 2,82 milhões de habitantes e a proximidade com a cidade de Lisboa estiveram na base desta decisão.

Notícia relacionada: Barreiro atrai investimento de 7 milhões e cria 50 empregos

Agência de Notícias

Comentários