Sucesso Educativo mobiliza escolas de Almada

Autarquia quer potencializar a educação no concelho 

Treze agrupamentos de escolas e duas escolas secundárias participam num projeto da Câmara de Almada para Promoção do Sucesso Educativo que inclui a Semana da Leitura, inaugurada na segunda-feira, revelou hoje à agência Lusa o vereador da Educação. "É um projeto que nasce respondendo a um desafio do secretário de Estado da Educação, João Costa, para que os municípios se envolvessem de uma forma pró-ativa na promoção do sucesso educativo, muito mais do que em estratégias de remediação, que, só quando os alunos tinham já algumas retenções ou chumbos em vista, é que se atuava", disse João Couvaneiro. O Plano Municipal da Câmara de Almada de Promoção do Sucesso Educativo integra um conjunto de iniciativas de enriquecimento curricular complementares, direcionadas para os diferentes graus de ensino, com vista à promoção do sucesso educativo nas mais diversas áreas.
Almada quer promover hábitos de leitura nas escolas do concelho 

Segundo o vereador da Educação da Câmara de Almada, a intervenção educativa tem muitas vezes "uma atitude que é remediativa e não preventiva", realidade que a autarquia pretende contrariar com um conjunto de iniciativas, muitas propostas pelas escolas do concelho.
"Uma das ideias que temos é que muito do que tem a ver com o desenvolvimento de competências escolares passa por hábitos de leitura e de escrita. E temos um conjunto vastíssimo de iniciativas que ajudam a que os alunos vão desenvolvendo hábitos e competências leitoras. Naturalmente que não se aprende só a ler e a desenvolver o gosto pela leitura apenas pela leitura. Aprende-se também pela escrita. E nós estamos a fazer também um trabalho muito significativo ao nível da promoção da escrita, da escrita criativa, da escrita com propósitos de registo e científicos", disse.
"Adicionalmente, acreditamos que o sucesso educativo se faz também com a matemática, com as outras ciências, com o desporto, com a criatividade e outras expressões. O nosso projeto passa pela conjugação de um conjunto de atividades que visam suscitar o prazer de ler, mas também o prazer de aprender", acrescentou João Couvaneiro.

Promover a leitura nas escolas 
O autarca salientou ainda que, durante a Semana da Leitura, as escolas do concelho vão desenvolver mais de 220 atividades de promoção da leitura, uma delas com a cantora Sara Tavares, que vai falar dos livros da sua vida, com o objetivo de seduzir os alunos para a leitura.
O vereador da Educação na Câmara de Almada reconhece que é sempre mais fácil promover a leitura junto de alunos que têm livros e hábitos de leitura em casa, mas garante que a estratégia da autarquia e das escolas vai mesmo chegar a todos os alunos, referindo vários exemplos do trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino do concelho.
Uma dessas iniciativas, desenvolvida pelo Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté - um agrupamento que não tem ensino secundário -, estabeleceu que "todos os alunos nos primeiros dez minutos de aulas têm de ler o que quiserem, trazendo livros de casa ou requisitando-os na biblioteca.
"Isto tem consequências extraordinárias na vida das crianças. Nós estamos já a meio do segundo período e as crianças que, ao longo do primeiro período, leram pelo menos aqueles dez minutos por dia estão a desenvolver hábitos de leitura que se refletem também na capacidade de concentração desses alunos, que também estão muito mais focados nas atividades pedagógicas", conclui João Couvaneiro.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários