PEV reuniu com utentes do Barreiro, Seixal e Montijo

'Os Verdes' falam em "degradação continuada" do transporte fluvial no rio Tejo

A deputada Heloísa Apolónia, do grupo parlamentar ‘Os Verdes’, afirmou esta terça-feira que o transporte fluvial no rio Tejo está num estado de “degradação continuada”, garantindo que vai questionar o governo sobre a situação. A deputada reuniu com a Comissão de Utentes do Cais do Seixalinho do Montijo, com a Comissão de Utentes dos Transportes do Seixal e com a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro, com o transporte fluvial a ser o principal tema em debate.
Utentes queixam-se da falta de qualidade da Transtejo e Soflusa

“Existe uma degradação continuada na Transtejo e na Soflusa. Os horários não são cumpridos, os navios estão degradados, tem havido um paupérrimo investimento na manutenção e reparação e são suspensas diversas carreiras todos os dias”, disse Heloísa Apolónia à agência Lusa.
A deputada lembrou que o transporte fluvial é essencial para muitas pessoas que fazem as deslocações diárias entre a margem sul e Lisboa, mas que existe cada vez maior desconfiança dos utentes.
“Estas situações têm impactos na vida dos utentes e nos seus empregos. Podem falhar com as suas obrigações sem ser por descuido seu, mas porque os transportes falharam e já existe até a ideia de quem emprega que as pessoas da margem sul têm problemas nas deslocações”, explicou a deputada eleita por Setúbal nas listas da CDU.
Heloísa Apolónia sublinhou que, devido à “descredibilização e fiabilidade cada vez menor”, as pessoas têm a tendência para utilizar as suas viaturas próprias.
“Este facto tem efeito no desafio das alterações climatéricas, em que um dos objetivos é diminuir os gases com efeito de estufa, reduzindo o transporte individual e apostando no coletivo”, frisou.
A deputada garante que vai questionar, em breve, o governo sobre os problemas nas empresas responsáveis pelas ligações fluviais no rio Tejo e garantiu que vai preparar um projeto de resolução para apresentar no parlamento.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários